Cidades

Cinquenta moradores de Paraúna recebem casas a custo zero

Publicado

em


O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta terça-feira (8), as 50 primeiras casas a custo zero do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção. Os contemplados foram os moradores de Paraúna, município localizado no Sudeste do Estado, distante 150 quilômetros de Goiânia. Os investimentos para a inauguração das unidades habitacionais totalizam R$ 3,4 milhões e são provenientes do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege).

Para Ronaldo Caiado, é uma realização entregar as casas em um projeto, fruto de ação conjunta, que evidencia seu compromisso com os goianos mais vulneráveis socioeconomicamente. “É emocionante estarmos aqui com pessoas humildes que chegam para ter seu sonho realizado de uma casa própria”, afirmou ao salientar que as entregas impactam diretamente na qualidade de vida de famílias que passam a ter um patrimônio e melhores condições de vida.

Ao lado do prefeito e de outras autoridades, o governador realizou a entrega simbólica das chaves e vistoriou uma das moradias construídas no Residencial Dona Mulata. Os lotes têm, aproximadamente, 300 metros quadrados e, as unidades habitacionais, 42,43 metros quadrados, sendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O modelo de casa a custo zero integra também o programa Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS).

READ  Procon orienta passageiros sobre cancelamento de voos

Para a operadora de talharia Taisnara Silva Costa, receber a moradia própria é sinônimo de mudança de vida. Mãe solteira, a beneficiária pagava R$ 350 de aluguel, dinheiro que agora será direcionado aos cuidados com o filho Leandro, de 7 anos. “Muda tudo. Vou ter onde morar e mais condição de comprar as coisas para ele”, avaliou. Já o trabalhador autônomo Alexandre Rodrigues relatou que uma moradia no padrão entregue estaria fora das suas condições. “Uma casa assim eu não conseguiria comprar”, afirmou.

O presidente da Agehab, Pedro Sales, explicou que a iniciativa foi pensada para atender a população em situação de vulnerabilidade social, com critérios como ter renda mensal familiar de até um salário mínimo, entre outros. “Justamente, onde as pessoas mais precisam no Estado, onde há carência, restrição, são os locais que o senhor tem escolhido para levar desenvolvimento para combater as desigualdades”, assinalou. Sales informou que 30 municípios estão com casas em fase de finalização e a expectativa é de contemplar mais 35 na segunda fase do edital do programa ainda neste mês de fevereiro.

Programa
O Pra Ter Onde Morar – Construção é fruto de parceria junto aos municípios: o Estado, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), custeia as obras, enquanto as prefeituras doam o terreno devidamente regularizado. Em Paraúna, coube ao Executivo local também viabilizar a infraestrutura completa no residencial, o que inclui asfalto, água, esgoto e área verde, além de escola e posto de saúde próximos para atender demandas dos novos moradores.

READ  Aluguel Social abre inscrições em Anápolis

“O senhor tem uma positividade que, no meio político, faz falta. Cumpre todas as suas palavras”, ressaltou o prefeito de Paraúna, Paulinho do Luzitana, que expressou a alegria em ser o primeiro município a ser atendido. Outro benefício do programa é a contratação de mão de obra local, o que movimenta a economia a partir da geração de emprego e renda.

Para o deputado federal Adriano do Baldy, que participou do evento, a entrega de moradias é uma “pauta que une a todos”. “Economiza cada centavo do dinheiro público e, hoje, a população começa a ver o reflexo das mudanças”, citou sobre o governador.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira, afirmou que a junção de esforços e a responsabilidade da gestão estadual e municipal contribuem para suprir a necessidade habitacional. “São 50 famílias que estão aqui representadas, beneficiadas com a dignidade da sua moradia. Unidades habitacionais construídas, primeiramente, com qualidade e entregues totalmente escrituradas e regularizadas”, enalteceu.

Secretaria de Comunicação

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA