• (62) 3249-8883 / (64) 3453-8883

Cidades

CIRETRAN alerta para os riscos de dirigir com pneu careca

Proprietários que trocam os pneus, porém esquecem de manter o step em boa situação, também podem ser multados e pontuados na CNH.

Publicados

em


O período de chuvas gera o risco de aquaplanagem, que é quando um veículo desliza sobre a pista molhada, com alto risco de acidentes. Isso ocorre quando os pneus do veículo estão sem os sulcos necessários, para a aderência com a pista.

O inciso XVIII do artigo 230 do CTB trata do assunto como ?conduzir veículo em mau estado de conservação?, entretanto o tema é melhor definido nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão máximo consultivo e normativo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

A multa por pneu careca visa diminuir o risco de acidentes, penalizando os motoristas que conduzem seu veículo com a banda de rodagem lisa. O valor é de R$ 195,23 mais 5 pontos a carteira.

?É sempre importante as condições do pneu, para ter a aderência correta do pneu com a pista em todo tempo, ainda mais em períodos chuvosos, para reduzir as chances de derrapagem e aquaplanagem, afinal quantas vidas já foram perdidas por isso?, explica o responsável pelo CIRETRAN de Planaltina de Goiás.

A afirmação é correta, visto que os sulcos são fundamentais para escoar a água e garantir maior estabilidade, do veículo.

READ  Professor de Goiânia recebe premiação na Espanha

A multa por pneu careca, não acontece apenas quando ele está liso. O Contran estabelece uma profundidade mínima para os sulcos e se tiver fora do convencional é infração e multa certa.

Vale lembrar que o estepe, que é item obrigatório, também deve estar em boas condições para uso, não pode estar murcho, furado ou careca.

O CIRETRAN de Planaltina funciona na unidade do Vapt Vupt Shopping Premier – QA 4 MC/MR lote 9 ao 13 ? 2º Piso ? Setor Leste e funciona de segunda a sexta ? das 08:00 às 17:00h.

 

Adriana Martins

Comentários do Facebook
Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIA

CATEGORIA

CATEGORIA

CATEGORIA

MAIS LIDAS DA SEMANA