Cidades

Coletivo de mulheres promove debate sobre ancestralidade

Publicado

em


O Coletivo de Mulheres da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realiza mais uma reunião nesta quinta-feira (29/7), ás 18h30, de forma online, e contará como palestrante a Professora Janira Sodré, do Instituto Federal Goiano (IFG), que atua na Rede Goiana de Mulheres Negras.

O tema abordado será Memórias e Poéticas de Mulheres Negras e tem como objetivo reforçar a cultura das matriarcas negras, voltando às suas tradições, não em poesia escrita, mas poéticas, a partir das suas próprias vivências para que elas possam entender seu lugar no mundo.

“A ideia é propor uma reflexão sobre as experiências das famílias negras, pautando nas memórias e os saberes e tradições das nossas mães e avós”, diz Sodré.

A reunião faz parte de um projeto criado em 2008 e acontece toda última quinta-feira de cada mês. A coordenadora Anadir Cesário enfatiza a importância da participação das colaboradoras da Companhia.

“Temas diferentes e atuais são apresentados a cada reunião, é muito bom ouvir relatos de mulheres que venceram na vida através do nosso incentivo”.

READ  Escola Judiciária Eleitoral promove workshop, nesta sexta-feira, 6, com o tema compliance público

Este evento faz das comemorações do dia 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

“Ações desta natureza, lideradas por mulheres, fazem toda a diferença na gestão e na sociedade”, destaca o prefeito Rogério Cruz”.

Coletivo de Mulheres Comurg

Projeto fundado em 2013, o Coletivo de Mulheres da Comurg conta com 300 colaboradoras e concilia o trabalho exercido na Companhia com ações que visam promover a consciência das colaboradoras sobre políticas públicas voltadas à melhoria das condições de trabalho. Durante este período de pandemia da Covid-19, o Coletivo de Mulheres distribuiu gratuitamente cerca de 12 mil máscaras produzidas a partir de retalhos, de abril de 2020 a março 2021, para os colaboradores da Companhia.

Ravena Carvalho e Lili Moreira, da editoria de Urbanização

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA