Política

Com o governador, Lissauer Vieira participa de lançamento dos programas AlfaMais e Reformar+

Publicado

em


O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), participou na manhã dessa segunda-feira, 14, do lançamento do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada, o AlfaMais Goiás, e o projeto Reformar +, na sede da Secretaria de Estado da ducação (Seduc), em Goiânia. Ao lado do governador Ronaldo Caiado (DEM), da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, de deputados estaduais e outras autoridades, o chefe do Poder Legislativo destacou a importância das iniciativas que, segundo ele, contribuirão significativamente para a melhoria do sistema educacional goiano. 

“O Governo de Goiás vem dando verdadeira aula de como investir com qualidade na educação. Praticamente 99,9% dos municípios já aderiram ao programa AlfaMais. Isso, sim, é visão de gestão pública, primeiramente de parcerias, mas para beneficiar a educação em Goiás. Prefeitos e prefeitas deram um passo importante para atingir os índices e as metas importantes na alfabetização. Além disso, também estamos repassando recursos para a reforma das escolas, melhorando, assim, a infraestrutura das unidades e contribuindo com os anseios de toda a comunidade escolar do nosso estado”, ressaltou Lissauer. 

Ronaldo Caiado enfatizou, em seu discurso, que as ações visam, acima de tudo, democratizar a Educação em todo o estado. O governador disse que o propósito é fazer um dos maiores projetos de educação do País. “O objetivo destes programas — afirmou —, é todos assumirmos uma boa qualidade de Educação, darmos apoio também às localidades com maior carência para que todos tenhamos um padrão, sem exclusão de jovens de localidades mais carentes.”

READ  MG: adolescente de 14 anos fazia programas sexuais com agenciamento da mãe

Já a titular da Seduc, Fátima Gavioli, ressaltou que o lançamento das ações representam um grande marco para a educação goiana. “A história de Goiás, a história das crianças do estado vai se dividir entre o dia 14 de dezembro de 2021 em diante. Vamos ter águas até hoje e novas águas a partir desta data. O governador Ronaldo Caiado abraçou esta ideia, que não era fácil. O regime de colaboração entre estado e municípios, na prática, era questão de conversa fiada. Hoje, vemos ele tão fluente e necessário.”
 
Programas AlfaMais Goiás e Reformar+

Com previsão para começar a ser executado a partir do início do ano letivo de 2022, o programa AlfaMais Goiás tem como objetivo reduzir os índices de alfabetização incompleta e o letramento insuficiente entre os alunos das redes públicas de ensino. As ações do projeto serão desenvolvidas em regime de cooperação entre estado e municípios, de forma a assegurar a alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental e a expectativa é de impactar um universo de 200 mil estudantes e 8 mil profissionais da educação nos 246 municípios goianos.

Já o Reformar Mais visa a destinação de recursos para a melhoria de infraestrutura das unidades escolares municipais. Conforme o projeto, serão beneficiadas mais de 100 prefeituras em todo o estado com o montante de R$ 150 mil. A ação é regulamentada pela Lei do Fundo Estadual de Educação Infantil (lei nº19.895) e representa um avanço no regime de colaboração entre estado e municípios.

READ  Mangueira participa de projeto Olhares Cariocas que beneficiará jovens

Entre as cidades contempladas com a iniciativa estão Piranhas, Amorinópolis, Montividiu e Aragoiânia. Todas elas foram beneficiadas através da indicação do deputado Lissauer Vieira. 

Também prestigiaram a cerimônia de lançamento os deputados estaduais Francisco Oliveira (PSDB), Wagner Neto (Pros), Álvaro Guimarães (DEM), Humberto Aidar (MDB), Júlio Pina (PRTB), Virmondes Cruvinel (Cidadania), Charles Bento (PRTB), Amilton Filho (Solidariedade) e Coronel Adailton (PP); deputada federal Flávia Morais (PDT); o chefe de gabinete da Governadoria, Alex Gondim; os secretários de Estado Cristiane Schmidt (Economia) e Tony Carlo (Comunicação); e a pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jaqueline Araújo Civardi.

Marcaram presença, ainda, o vice-presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcelo Ferreira da Costa; diretor-presidente do Instituto Natura, Davi Saad; os presidentes Miguel Ribeiro (Undime Goiás), Carlão da Fox (Associação Goiana de Municípios-AGM e prefeito de Goianira); a diretora executiva da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), Conceição Ávila; o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa; prefeitos, vereadores e outras autoridades.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA