Política

Com o objetivo de incentivar a doação de sangue, Eduardo Prado propõe o selo “Sangue Bom”. Matéria está na CCJ

Publicado

em


Está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Legislativo goiano a proposição de nº 5632/21, que visa instituir o selo “Sangue Bom”. Se aprovado pela Alego, o certificado será concedido às universidades, centros universitários e faculdades que estimularem a doação de sangue por meio, por exemplo, do trote solidário. O projeto é de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (DC).

A matéria esclarece que o selo é um reconhecimento gratuito e que não implicará no pagamento de qualquer valor financeiro aos participantes. Para a aquisição do certificado, as instituições de ensino superior devem se comprometer em organizar campanhas de doação de sangue, anualmente ou semestralmente, em parceria com o Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Professor Nion Albernaz (Hemogo). 

“É importante ressaltar que a doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue, e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação”, defende o propositor.

READ  Quatro matérias e sete vetos da Governadoria são lidos em Plenário

Na justificativa da propositura, Eduardo Prado frisa que, no Brasil, a demanda crescente por sangue e seus derivados está cada vez mais preocupante. Segundo ele, a quantidade total de doadores de sangue no País corresponde, a cada ano, a menos de 1% da população. O parlamentar reitera a necessidade de desenvolver políticas públicas com foco específico no trabalho educativo da captação de doadores, “com a finalidade de esclarecer que a doação de sangue é um ato de solidariedade e de exercício de cidadania”. 

O projeto está sendo relatado na CCJ pela deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). Se o colegiado der aval à proposta, ela seguirá para análise do Plenário da Assembleia Legislativa e deverá ser aprovada em duas fases de votação para que esteja apta a seguir para sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM). 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA