Tocantins

Comitê do Fogo inicia trabalhos anunciando medidas para combate aos incêndios florestais

Publicado

em


Comitê do Fogo inicia trabalhos anunciando medidas para combate aos incêndios florestais

17/03/2021 – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

As ações positivas de combate aos incêndios florestais em 2020 deverão ser melhoradas e reaplicadas no Tocantins este ano. A afirmação é do Comitê do Fogo, que iniciou as atividades do ano de 2021 nesta quarta-feira, 17, ao se reunir de forma remota, para tratar sobre o tema e avaliar as ações que mais deram certo no ano passado.

“Entendemos que o ano passado foi muito positivo em termos de resultados no combate ao fogo. Este ano, a proposta é aprimorar ainda mais algumas ações, a exemplo do aceiro negro, que era apenas um plano piloto no trecho entre Palmas e Lajeado”, adiantou o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, que coordena o Comitê do Fogo.

Segundo o tenente-coronel, entre as novidades, a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), já se colocou à disposição para a nova ação, com máquinas específicas e em áreas muito maiores. “Deu certo ano passado e agora vamos aprimorar”, afirmou Erisvaldo Alves.

Outra força importante virá por meio do Exército Brasileiro, segundo anunciou o tenente-coronel Adenir Fernandes Nogueira, Comandante do 22º Batalhão de Infantaria, sobre a execução da Operação Verde Brasil, que realiza atividades preventivas.

A Defesa Civil Estadual pretende aproveitar o mês de março para executar os Cursos de Formação de Brigadas Municipais. Para o coordenador-adjunto da Defesa Civil, quanto mais cedo as Prefeituras definirem a contratação dos brigadistas, melhor é para os municípios.

“A ideia é aprimorar as formas de trabalho do Comitê do Fogo. O Plano de Ação foi apresentado hoje e todos terão um prazo para alterações”, explicou o tenente-coronel Erisvaldo Alves.

Doação

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva, também participou da videoconferência de abertura dos trabalhos do Comitê. Durante o encontro, ele anunciou a doação de um novo drone, feita pela Energisa, concessionária de energia elétrica, que já doou, em outras ocasiões, uma série de equipamentos para o combate ao fogo no Tocantins.

“A Energisa é um parceiro importante para o Comitê do Fogo, e a doação desse drone traz um potencial muito grande para o trabalho em campo, principalmente na disposição de pessoal na linha de combate, além de possibilitar a verificação dos terrenos e das condições das propriedades para a distribuição das tropas. O equipamento vai contribuir muito para o trabalho das nossas equipes”, afirmou o coronel.

Sobre as ações do Comitê do Fogo, o comandante afirmou que o compromisso é com a diminuição da quantidade de focos de incêndios florestais, “com a colaboração de todos os produtores rurais, de cada morador, de cada cidadão”, enfatizou.

Ao justificar a doação do drone, o diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alan Kardec, explicou que “a empresa é tão vítima dos focos de incêndios quanto os cidadãos”.

“Toda vez que cai um fogo debaixo das nossas redes, ele causa degradação, gera falta de energia, e o que pudermos fazer para melhorar os recursos e fazer esse trabalho ser muito importante para a comunidade, a Energisa vai apoiar. Nós acreditamos nisso”, afirmou Alan.

Relatório do MPE

Durante a reunião, o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público Estadual (MPE), apresentou o relatório das áreas queimadas no Estado, referentes a 2020, com registro dos focos detectados em imóveis rurais, unidades de conservação de proteção integral federais e estaduais e terras indígenas.

O documento serve para subsidiar as Promotorias de Justiça com atuação ambiental no enfrentamento das queimadas. O relatório afirma que houve cerca de 2.442.408 hectares de vegetação queimados no Tocantins, em 2020, sendo 45,77% deste total referente a imóveis rurais (1.117.963 hectares).

A segunda categoria com maiores índices de queimadas foram as terras indígenas, com 649.849 hectares, correspondentes a 26,61% do total. Registrou-se, ainda, a incidência do fogo nas Unidades de Conservação federais e estaduais, no percentual de 27,65% da área total. Por sua vez, 17,29 % da incidência do fogo ocorreu em áreas não identificadas nas bases de dados disponíveis.

Contratação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semarh), afirmou que algumas ações serão implementadas em março e em abril. A diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Marli Santos, comentou que haverá a contratação de 80 brigadistas para o combate aos incêndios e vão atuar nas unidades do Corpo de Bombeiros Militar.

Edição: Luiz Melchiades

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governo do Tocantins realiza recuperação e manutenção de rodovias no Vale do Araguaia
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA