Cidades

Comitiva conhece projeto de escola modelo do Tocantins

Publicado

em


Promover inclusão e garantir a transformação social por meio da Educação. Este é um dos principais objetivos da Prefeitura de Goiânia, que enviou uma comitiva nesta segunda-feira (5/6) a Palmas para conhecer o modelo de Escolas de Tempo Integral do Tocantins. Liderado pelo prefeito Rogério Cruz, o grupo viu na prática um modelo único de instituição que atende 1500 alunos e alia a qualidade do ensino com atividades esportivas e artísticas.  

Inicialmente, a comitiva, que foi recepcionada por gestores do Governo do Tocantins e da Prefeitura de Palmas, visitou a Escola de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso e conheceu a estrutura de uma unidade que conta com salas de aula, salas de música, quadra poliesportiva, campo society, pista de corrida e piscina. 

A ideia de conhecer o modelo educacional do Tocantins surgiu de uma reunião com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da necessidade de construir instituições que priorizem a qualidade do ensino também em bairros periféricos da capital. 

“Conhecemos o modelo com o objetivo aprimorar nossos conhecimentos e de replicar este mesmo formato em Goiânia. Acredito que a melhor forma de impactar positivamente a Educação da nossa cidade é investir na construção de novas escolas, reformar as unidades existentes e valorizar os profissionais da área”, disse Rogério Cruz durante a visita. 

READ  Anuário da Piscicultura aponta crescimento de 11,3% na atividade no Tocantins
Foto: Governo do Tocantins / Prefeitura de Palmas

A expectativa, segundo o secretário municipal de Educação, professor Wellington Bessa, é implantar este modelo em cinco regiões diferentes da capital. “Além de ampliar o número de vagas nas unidades já existentes, estamos trabalhando e buscando recursos para construir cinco novas escolas neste formado. O objetivo da atual gestão é elevar o ensino público de Goiânia a outro patamar. Seremos referência para o Brasil em gestão educacional”, afirmou.

Em Palmas, o prefeito Rogério Cruz, seus auxiliares e os deputados federais João Campos e Professor Alcides, além da primeira-dama Thelma Cruz, da secretária municipal de Relações Instituições, Valéria Pettersen, e do vereador Marlon Teixeira, membro da Comissão de Educação, visitaram ainda o canteiro de obras da Escola Estadual de Tempo Integral – Unidade II. As visitas foram guiadas pelo vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e pela secretaria de Educação do Estado, Adriana Aguiar. 

Na oportunidade, a comitiva goianiense solicitou formalmente ao Governo do Tocantins a minuta do projeto das Escolas de Tempo de Integral para que a Prefeitura de Goiânia possa poupar tempo e adaptar o projeto à realidade da capital. “Por meio de parcerias, vamos encurtar caminhos e buscar investimentos históricos para a Educação de Goiânia”, finalizou Rogério Cruz. 

READ  Prefeitura de Goiânia e Câmara Municipal abrem primeira edição de programa inédito que propõe debate sobre democracia nas escolas

Thiago Araújo, da Editoria da Educação

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA