Geral

Concretagem do viaduto do Recanto das Emas pronta este mês

Publicado

em


Com uma grande extensão, a da laje do elevado do viaduto está sendo concretada em duas etapas e, após concluída está fase, será iniciada a escavação do túnel | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

Até o fim deste mês, a obra do viaduto do Recanto das Emas chega à metade. Nesta terça-feira (12), foi finalizada a concretagem da primeira fase da laje do elevado. Agora terá início a segunda fase, que está prevista para ficar pronta no dia 31 de outubro. Dentro do cronograma, a previsão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) – responsável pela construção – é de que o viaduto seja entregue à população em julho de 2022. O órgão avalia que aproximadamente 200 mil motoristas sejam diretamente impactados pelo equipamento.

“O restante do trabalho será feito até o final do mês. O que deixa todos animados. É mais uma etapa que estamos terminando. As próximas são escavação e pavimentação”Eli Câmara, engenheiro do DER

“A laje tem o lado A e o lado B. Hoje, estamos concretando o lado A. Assim que finalizarmos, vamos começar a montar a armadura do lado B”, afirma Guizella Paloma, que integra a equipe de engenharia da construção. Segunda ela, a concretagem foi feita em duas etapas devido à grande extensão e pela existência de uma junta de dilatação, que impede a colocação do concreto em uma única fase. A técnica explicou ainda que a próxima etapa será o grampeamento do solo e, a seguir, a escavação do túnel.

READ  Escola cívico-militar do Itapoã recebe instrumentos musicais 

De acordo com Eli Câmara, engenheiro do DER, responsável direto pela obra, na concretagem da primeira fase foram colocados 850 metros cúbicos de concreto, que correspondem à metade da laje. “O restante do trabalho será feito até o final do mês. O que deixa todos animados. É mais uma etapa que estamos terminando. As próximas são escavação e pavimentação”, explica Eli.

Para o administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, o ritmo da obra agrada moradores da região. “A comunidade está otimista porque a cada dia que passa podemos ver a obra em estágios mais definidos. As melhorias, as intervenções já estão proporcionando impacto positivo no trânsito”, avalia.

A obra foi iniciada em maio deste ano pela construção das marginais para o desvio dos carros. A pista do lado do Riacho Fundo II está pronta e o trânsito liberado, o que melhora o fluxo de veículos.

Além do Recanto das Emas e do Riacho Fundo, serão beneficiadas as cidades de Samambaia, Gama e Santa Maria, e algumas cidades do entorno do DF. O investimento na construção do viaduto é de R$ 30,9 milhões e está gerando 400 empregos.

READ  Parcelamento de solo no Recanto das Emas é tema de audiência
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA