• redacao@gazetadoestado.com.br

Cidades

Cooper- Rubi avança no combate a incêndios

Focos reduziram mais de 91% em 2020

Publicados

em


A Cooper-Rubi, usina situada em Rubiataba, registrou queda nas ocorrências de incêndio nos primeiros cinco meses deste ano em relação ao ano passado. Em 2019, a usina atendeu 37 focos, já neste ano, foram apenas três, o que representa uma redução de mais de 91%. Apenas no mês de maio do ano passado foram 18 casos.

 

Essa boa notícia se deve a ampliação das medidas preventivas desenvolvidas pelo Departamento de Meio Ambiente da unidade. A usina, que antes contava com dois vigilantes de campo, acrescentou mais um na equipe. Agora, são três profissionais que fazem rondas diariamente e também orientam a vizinhança das lavouras para, em caso de focos de incêndio, denunciar para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Ouvidoria (0800 606 6015).

 

Para ajudar nessa redução, há também três fiscais de campo que dão todo o suporte necessário às equipes de incêndios, investigando as causas de cada um. Além disso, em caso de fogo acidental ou criminoso, um coordenador operacional – que supervisiona os trabalhos das equipes de combate a incêndios – repassa para  o departamento agrícola as informações referentes às áreas atingidas para que seja feito o boletim de ocorrência. Outa importante ação para todo esse trabalho foi a aquisição de três novos caminhões pipa. Agora, a Cooper-Rubi conta com 15 veículos.

READ  Homens são presos após roubo de veículo em Fortaleza(CE)

 

Ação com a comunidade

Para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção de incêndios clandestinos ou acidentais que trazem sempre muitos prejuízos e destroem os canaviais, afetando gravemente a fauna e flora da região e prejudicando a qualidade do ar para toda a comunidade, foram instaladas nas áreas rurais, em locais com maior incidência do problema, placas de alerta contra o uso do fogo.

 

A usina também realiza campanhas educativas e de conscientização em emissoras de rádio e em suas redes sociais. Esse material foi a plotado nos ônibus que transportam os colaboradores da usina, aumentando a visibilidade da ação.

 

A tecnologia é uma forte aliada neste trabalho. A empresa utiliza drones para o  monitoramento das lavouras com o trabalho de duas equipes de combate a incêndio que ficam à disposição 24 horas.

 

Confira a quantidade de ocorrências por mês:

MESES
2019
2020
JANEIRO
1

FEVEREIRO
2

MARÇO
1

ABRIL
15

MAIO
18
3

 

Cejane Pupulin

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA