Política

Cortejo fúnebre de Iris Rezende passou em frente à Assembleia Legislativa, onde o político foi presidente por dois anos

Publicado

em


Após desembarcar no hangar do Governo de Goiás, no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, o corpo do ex-deputado estadual, ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás, Iris Rezende, seguiu numa viatura do Corpo de Bombeiros por um roteiro com destino ao Palácio das Esmeraldas, onde aconteceu o velório.

Em cortejo fúnebre, o caixão do político percorreu as principais ruas da Capital, dentre elasa Alameda dos Buritis. Na via está localizada a Assembleia Legislativa de Goiás, onde Iris exerceu o mandato de deputado estadual pelo PSD, entre os anos de 1963 a 1965, sendo, inclusive, presidente do Parlamento por um biênio.

Minutos antes da passagem do cortejo, diversas pessoas já aguardavam no local, para prestar suas homenagens de despedida. Dentre elas, moradores e trabalhadores da região e servidores públicos da Casa de Leis. “A passagem do cortejo com o corpo de Iris Rezende pelo Legislativo goiano representa muito para todos nós, sobretudo, porque ele já ocupou as cadeiras deste Parlamento, construindo aqui uma grande e exemplar história de trabalho e honrosa atuação em prol de todo o nosso estado. É o nosso último adeus a ele, que tanto fez por Goiás como governador, senador, prefeito e também como deputado”, destacou o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB).

Residente nas proximidades da Alego, a funcionária pública Maria Aparecida Roriz, de 63 anos, não escondeu a emoção durante a passagem do cortejo. Com sentimento de gratidão, ela descreveu Iris Rezende como uma pessoa humilde e humana. “Meu primeiro emprego foi ele que me deu”, relembrou. “Ele é demais. É humano. Não tenho palavras. O que eu já chorei hoje… Não existe um político igual a ele e nunca vai existir. Ele tem humanidade, carisma e humildade”, pontuou.

READ  CCJ delibera veto do Executivo a projeto que amplia prerrogativas na Defensoria Pública

O servidor público Odael Souza, de 41, saiu do trabalho, no Procon Municipal, e também aguardava pela cerimônia. De acordo com ele, veio prestar uma última homenagem a um grande líder do estado de Goiás e, principalmente, da cidade de Goiânia. “Não podíamos deixar de prestar essa última homenagem a ele”, ponderou, com a ressalva de que Iris se tratava de “um homem totalmente voltado para a sociedade, como um todo”.

A profissional da área da Educação, Darci Lobato de Aguiar, presenciou, bem de perto, a passagem do cortejo em frente a Alego. Ela afirmou ter acompanhado a trajetória de mais de 60 anos do político, que deixa um grande legado. “Foi um grande político para Goiânia, Goiás e para o Brasil. Ele fez muito, principalmente para os pobres, para as classes menos privilegiadas. E é isso o que eu admiro: a humildade dele”, disse. 

Segundo Lobato, esta foi uma forma de se despedir de alguém que tanto contribuiu para o município. “Essa foi a minha última homenagem, porque lá é muito cheio e, devido à covid-19, não tenho coragem de ir. Mas o sentimento é de tristeza, mesmo, e gratidão por tudo o que ele fez. Eu acho que nunca teve um político em Goiás com o prestígio, com a garra, com a coragem e determinação que ele teve. Fica a gratidão e a saudade”, destacou.

READ  Matérias de deputados avançam, em Plenário, nesta quarta-feira

Iris Rezende faleceu na madrugada desta terça-feira, 9, aos 87 anos, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde estava internado em tratamento de recuperação de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). No dia 6 de agosto, o político precisou ser submetido a uma cirurgia, para conter uma hemorragia no cérebro, no Hospital Neurológico de Goiânia. No dia 31 do mesmo mês, foi transferido para a unidade hospitalar da capital paulista, a pedido da família.

Em dezembro do ano passado, o Legislativo de Goiás promoveu sessão extraordinária especial em homenagem aos 62 anos de vida pública de Iris Rezende, que experimentava seu último mês à frente da Prefeitura de Goiânia. A condecoração foi uma forma de agradecer ao homenageado pela sua valorosa contribuição para o progresso de Goiás e, em especial, de Goiânia, e teve espaço no plenário Getulino Artiaga, ainda com restrições da pandemia de covid-19.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA