Política

Deputado Coronel Adailton pleiteia estudo do turismo na rede escolar

Publicado

em


Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) projeto de lei nº 1610/22, de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB). O objetivo da proposta é inserir o turismo como área a ser observada e estudada desde a formação escolar, fazendo com que os destinos turísticos goianos sejam conhecidos por seu povo desde o início da sua formação escolar.

A matéria pretende transmitir, ainda, que aos estudantes sejam transmitidas noções sobre os valores culturais, artísticos, históricos e gastronômicos que integram essas regiões, objetivando fortalecer o trade turístico e ampliar as oportunidades profissionais nesta área.

Na justificativa da disposição, o deputado observa que são muitas as belezas culturais e naturais em todo o território goiano, pois a região do Planalto Central brasileiro possui grande quantidade de rios, cachoeiras, serras, chapadas, minerais preciosos e a riquíssima biodiversidade do cerrado, além da bela história e cultura do interior do Brasil.

O deputado lembra que a Goiás Turismo dividiu o estado em dez regiões turísticas, sendo elas: Região do Vale do Araguaia; Região do Ouro e Cristais; Região das Águas Quentes; Região da Estrada de Ferro; Região Lagos do Paranaíba; Região Vale da Serra da Mesa; Região Pegadas no Cerrado; Região dos Negócios e Tradições; Região da Chapada dos Veadeiros; Região das Águas e Cavernas do Cerrado. Com essa divisão, lembra o legislador, são respeitadas as características e potencialidades de cada região.

READ  Aumento da margem de empréstimo consignado para servidores do Executivo recebe aval definitivo do Plenário

“É bem diverso nosso patrimônio histórico, artístico, gastronômico e cultural, propiciando grandes oportunidades de trabalho e geração de renda para a população e, especialmente para os 79 municípios goianos inseridos no Mapa Oficial do Turismo em Goiás”, entende o deputado.

Esta atividade econômica tem mostrado cada vez mais sua importante relevância através da forte geração de renda e emprego. Em alguns locais, como é o caso da Região Turística das Águas Quentes, cerca de 30% dos empregos estão vinculados ao turismo.

“Goiás ocupa a oitava posição entre os estados brasileiros no ranking nacional de empreendimentos cadastrados no sistema de turismo do Ministério do Turismo, o que demonstra a relevância deste setor economia dentro do estado”, afirma Adailton.

O parlametnar reforça que as potencialidades do turismo como motor da economia e como uma grande área repleta de oportunidades profissionais fazem com que sua importância seja reconhecida desde o momento em que se realiza a formação do cidadão goiano. 

Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação a proposta foi apensada ao processo 2022000967, de teor semelhante.

READ  Bolsonaro participa da troca do Comando Militar do Sudeste

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA