Nacional

Derrota no STF muda estratégia e Silveira deve passar final de semana na prisão

Publicado

em


source
Deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ)
Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ)

As derrotas no STF, que votou de forma unânime pela manutenção da prisão , e na PGR, que apresentou denúncia, deputados aliados ao bolsonarista Daniel Silveira, preso na última terça-feira (16) após mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes , tiveram que mudar de estratégia e já cogitam a possibilidade de mantê-lo na cadeia até a próxima semana.

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a avaliação entre líderes partidários é de que a Câmara dos Deputados já não tem mais como votar uma possível absolvição e soltura de Daniel Silveira sem contrariar o Supremo. Com isso, a expectativa agora é de que a votação no plenário seja adiada “ao máximo” e já há a possibilidade de acatar o mandado de prisão.

Tal postura foi fortalecida nesta quarta-feira (17) após a  Mesa Diretora da Câmara protocolar representação contra o deputado bolsonarista junto ao Conselho de Ética da casa, o que facililtaria um processo de cassação, algo que vinha sendo evitado, em especial pelos apoiadores de Silveira , e que também pode fortalecer a ideia de  expulsão do PSL cogitada pelo presidente da sigla, Luciano Bivar.

READ  Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 3

Ainda de acordo com a publicação, integrantes da equipe econômica teriam entrado em contato com Arthur Lira para demonstrar preocupação que a discussão do tema pudesse atrapalhar o andamento de pautas mais relevantes. O argumento usado na conversa com presidente da Câmara é de que a casa não pode “perder tempo” com um deputado extremista, o que teria fortalecido internamente a ideia de votar pela prisão e “encerrar o assunto”.

Logo que a notícia sobre a prisão de Silveira foi divulgara, Lira utilizou as redes sociais para garantir que  analisaria o caso com “serenidade” e que a Câmara não refletiria “a vontade ou a posição de um indivíduo, mas do coletivo de seus colegiados, de suas instâncias e de sua vontade soberana, o Plenário”. Entre seus apoiadores, tal postura é vista como importante para evitar atrair para si as posturas radicais das alas ideológicas do governo.

READ  Rádio Nacional premia vencedores do Festival Nacional do Alto Solimões

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA