Geral

DF inicia vacinação de jovens de 14 e 15 anos a partir desta quarta (15)

Publicado

em


A Secretaria de Saúde recebeu, na tarde desta segunda-feira (13), mais um carregamento de 77.220 doses de vacinas Pfizer-BioNTech, que serão destinadas para vacinar jovens de 14 e 15 anos, ampliando assim o público-alvo a ser imunizado contra a covid-19. A vacinação deste grupo começa na próxima quarta-feira (15/9), a partir das 8h e 9h, de acordo com o perfil do local de vacinação.

| Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Os pontos de vacinação serão divulgados amanhã (14). Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (13), os gestores da Secretaria de Saúde anunciaram que, com a nova remessa, o Distrito Federal possui um quantitativo de mais de 100 mil primeiras doses para alcançar os jovens que estão nessa faixa etária, cujo público é estimado em 89.453 pessoas.

O secretário de Saúde, general Pafiadache, celebrou o anúncio da nova ampliação. “Neste final de semana, eu presenciei a cena de um pai indo tomar a D2 e levando o filho para tomar a D1. Isso é sensacional! Estamos satisfeitos com a participação da população na vacinação contra a covid, mas sempre pedimos que as pessoas levem, incentivem e sensibilizem quem ainda não se vacinou. É extremamente importante termos uma cobertura vacinal completa, e isso depende de nós”, afirma o secretário.

“Estamos fazendo uma ‘matemática reversa’ com o adiantar de doses, mas a população do Distrito Federal pode ficar tranquila porque não há qualquer risco de desabastecimento de segundas doses. O número de pessoas que ainda não receberam a D2 não é um número absoluto, mas distribuído em um quadro matemático que estaria à nossa frente e que nós estamos antecipando”General Pafiadache, secretário de Saúde

A antecipação da segunda dose para quem recebeu os imunizantes da Pfizer-BioNTech e da AstraZeneca permanece para quem tem a data de retorno marcada até o dia 24 de setembro. Ainda durante a coletiva, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, afastou qualquer possibilidade de desabastecimento de vacinas para quem já tomou a segunda dose.

“Estamos fazendo uma ‘matemática reversa’ com o adiantar de doses, mas a população do Distrito Federal pode ficar tranquila porque não há qualquer risco de desabastecimento de segundas doses. O número de pessoas que ainda não receberam a D2 não é um número absoluto, mas distribuído em um quadro matemático que estaria à nossa frente e que nós estamos antecipando”, esclarece.

READ  Datena toma vacina da Covid-19 ao vivo no "Brasil Urgente"

Doses de reforço

O Distrito Federal espera, ainda para esta semana, um novo carregamento de doses de vacinas acompanhado de uma Nota Técnica do Ministério da Saúde com as orientações para aplicação da dose de reforço, também chamada de terceira dose.

“Aqui no DF tomamos a decisão de seguir o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A partir do dia 15, eles irão definir a regra e o número de vacinas destinadas à primeira fase da aplicação da terceira dose ”, acrescentou o secretário Pafiadache.

Variante Delta

De acordo com o último sequenciamento genômico analisado pelo Laboratório Central (Lacen), o Distrito Federal registrou mais 10 novos casos da variante Delta. Todos os casos foram identificados pelo laboratório do Hospital da Criança de Brasília (HCB). Com isso, o DF já registrou 346 casos confirmados da variante indiana.

O novo levantamento da Subsecretaria de Vigilância em Saúde apontou que sete pessoas já foram a óbito em função da infecção pela variante Delta do novo coronavírus. Destes, seis eram residentes do DF e um do Goiás. Dos casos confirmados, 219 são do sexo feminino e 127 do sexo masculino. Considerando estes casos, 86 pessoas já haviam recebido as duas doses da vacina contra a covid-19; 109 haviam recebido apenas a primeira; e 129 ainda não haviam sido vacinados.

Nesta semana, foram convocados 13 médicos para o Hospital Regional do Gama (HRG), cinco para o Hospital da Região Leste (HRL), três no Hospital Regional de Sobradinho (HRS), 10 no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), seis no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), quatro no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e seis para o Hospital Regional de Planaltina (HRPL)

“As pessoas não podem deixar de adotar as medidas não farmacológicas: o uso de máscara de proteção, lavagem das mãos, o uso de álcool em gel e evitar os ambientes onde há um grande número de pessoas, porque o vírus está aí. Esse vírus está em constante mutação e essas mutações que ocorrem fazem com que as pessoas, mesmo vacinadas, possam ter uma nova contaminação”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos.

READ  Edição 2987

Assistência à Saúde

A pasta está dando segmento ao planejamento cirúrgico, que pretende reduzir ao máximo a fila de espera por cirurgias eletivas. A secretária adjunta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua, explicou que “o planejamento da Secretaria de Saúde – neste momento – não é só em relação à Covid, mas à toda Saúde da população do Distrito Federal, com ênfase nas cirurgias”. A pasta estima que mais de 39 mil procedimentos eletivos ainda estejam represados em função da pandemia.

Até o momento, 185 leitos covid foram remobilizados para leitos de UTI não-covid e outros 100 foram remobilizados em leitos de enfermaria. Os pacientes covid continuam sendo redirecionados para os hospitais de campanha, que seguem em operação. A pasta está realizando manutenção predial em todos os hospitais da rede, visando a ampliação da capacidade de atendimento de cada unidade.

O investimento em recursos humanos e profissionais de saúde está em pauta. Nesta semana, foram convocados 13 médicos para o Hospital Regional do Gama (HRG), cinco para o Hospital da Região Leste (HRL), três no Hospital Regional de Sobradinho (HRS), 10 no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), seis no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), quatro no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e seis para o Hospital Regional de Planaltina (HRPL).

Outros três clínicos foram convocados para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), totalizando 50 profissionais que já estão atuando no atendimento de Pronto-Socorro de forma regionalizada, ou seja, nos hospitais mais próximos de suas residências. A pasta também possui um edital aberto para anestesistas e prevê 10 mil horas de Trabalho por Período Definido (TPD) para intensificar o terceiro turno de cirurgias.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA