Distrito Federal

DF Livre de Carcaças limpa ruas de Taguatinga

Publicado

em


Em mais uma etapa da Operação DF Livre de Carcaças, no Setor de Oficinas de Taguatinga Norte, nesta quarta-feira (26), equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) recolheram dez veículos abandonados. Desde o início da operação, em fevereiro de 2020, já foram retiradas 628 carcaças das ruas do DF.

O objetivo é eliminar focos do Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. A orientação junto à população quanto aos cuidados necessários para acabar com os criadouros do mosquito é uma das prioridades dos servidores dos órgãos participantes, como explica o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Júlio Danilo.

Foto: Divulgação/SSP-DF
Esta é a segunda semana consecutiva que as equipes vão até o Setor de Oficinas de Taguatinga, o que tem agradado empresários locais. Dez carcaças foram retiradas nesta quarta-feira (26) | Foto: Divulgação/SSP-DF

“Os locais em que realizamos a DF Livre de Carcaças, que ocorre praticamente toda semana, são definidos a partir de reuniões semanais junto à Sala Distrital Permanente de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes (SDCC), em que são apontadas as regiões administrativas com maior necessidade da operação. A partir disso, as equipes se preparam para atuar junto à população  e fazer as orientações. A efetividade desse trabalho é tão grande que muitos proprietários se sensibilizam e acabam retirando esse material das ruas sem que seja necessário o recolhimento por parte do Estado”, explica o secretário.

Esta é a segunda semana consecutiva que as equipes vão até o Setor de Oficinas de Taguatinga, o que tem agradado empresários locais, como Juvenal Dias, proprietário de oficina e galpões na região. “É muito importante que esta medida chegue aqui no setor. Além de eliminar focos da dengue, o que beneficia nossa saúde, o lugar fica mais seguro e mais limpo, e isso é importante para atrair nossos clientes”, conta. Jair Oliveira, um dos fundadores do setor e membro de uma associação local, agradeceu a equipe presente. “Muito obrigado a todos, essa ação é muito importante”, afirmou.

20regiões administrativas já receberam a visita da DF Livre de Carcaças, que é uma ação contínua

Ação conjunta e estratégica

READ  Mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa

Participam da DF Livre de Carcaças as secretarias de Cidades, Executiva de Políticas Públicas e DF Legal, o Departamento de Trânsito (Detran), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde (SES), além da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) e membros titulares da Sala Distrital Permanente de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes (SDCC). A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também atuam junto às equipes.

Para a secretária executiva de Políticas Públicas, Meire Mota, a ação conjunta tem sido essencial. “Em uma ação conjunta da SDCC, com envolvimento e comprometimento dos envolvidos e, principalmente, das administrações regionais e apoio da população no trabalho de localização dessas carcaças, estamos conseguindo promover uma grande limpeza nas cidades. A ação soma saúde, proteção ambiental e segurança, que são políticas públicas fundamentais para o bem estar da nossa população”.

Identificação

A identificação dos carros é feita pelos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). “Somado ao apoio dado pelas administrações regionais e a população, a participação dos Consegs na identificação desses materiais é essencial para a continuidade da ação. A segurança é um dos principais fatores apontados pelos representantes dos conselhos, pois a retirada desses carros abandonados contribui com o aumento da sensação de segurança da população”, valoriza o coordenador dos Consegs, Marcelo Batista.

READ  Encontro debaterá mapas dos riscos socioambientais

Para contribuir com a identificação desses materiais, basta enviar um e-mail para o Conseg, com informações que facilitem a localização dos entulhos. A DF Livre de Carcaças é uma ação contínua e já ocorreu em Samambaia, Candangolândia, Guará, Sudoeste, Taguatinga, SIA, Plano Piloto, Paranoá, Ceilândia, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Sobradinho, São Sebastião, Núcleo Bandeirante, Arniqueira, Riacho Fundo II, Cruzeiro e Planaltina. Também foram contempladas as faixas de domínio do DER, dos pátios da 15ª e 19ª delegacias de polícia e do Setor de Oficinas Sul (SOF).

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA