Geral

DF recebe ciclo da Conferência Regional de Assistência Social

Publicado

em


“As conferências não são somente um momento de debate, mas de celebração e de envolvimento de todos na busca por uma assistência social justa, que combata as desigualdades”Kariny Alves, presidente do CAS-DF

Para abrir o ciclo de Conferências Regionais de Assistência Social do Distrito Federal, preparatórias para a XIV Conferência Distrital, está marcada para esta quinta-feira (16) a Conferência da Região Central e Centro-Sul. Este primeiro encontro abrange as regiões administrativas do Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Lago Sul, Lago Norte, Varjão, SIA, SCIA-Estrutural, Núcleo Bandeirante, Park Way, Guará e Candangolândia.

As Conferências Regionais de Assistência Social são realizadas a cada dois anos. Serão dois dias de encontros durante a semana, divididos em regiões, para avaliar a atual política e reunir propostas de usuários, entidades, servidores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“É uma oportunidade de usuários e trabalhadores do Suas participarem da construção da política de assistência social do DF e até do país, já que parte das propostas será levada também para a Conferência Nacional, marcada para dezembro”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Quem pode participar das conferências

Regionais

No total, serão realizadas, entre 16 de setembro e 7 de outubro, sete Conferências Regionais de Assistência Social, considerando as 33 regiões administrativas, com até 200 participantes em cada encontro. As reuniões começam às 8h com o credenciamento dos participantes. As inscrições estão abertas no site da Sedes.

READ  Vacina de Oxford recebe certificação de boas práticas da Anvisa

As conferências também terão espaço aberto para apresentações culturais de servidores, trabalhadores e usuários do Suas. “Quem tiver interesse em participar deve preencher formulário no site da Sedes”, reforça a presidente do Conselho de Assistência Social do DF (CAS-DF), Kariny Alves.

“As conferências não são somente um momento de debate, mas de celebração e de envolvimento de todos na busca por uma assistência social justa, que combata as desigualdades”, destaca a gestora. O CAS-DF é quem organiza as conferências no âmbito distrital

A cada conferência regional, serão eleitos 42 delegados titulares e suplentes para participar da XIV Conferência Distrital de Assistência Social. Serão eles os responsáveis por levar as propostas.

Conferências

Os encontros serão on-line para prevenir a disseminação da covid-19 e abertos aos usuários residentes nas regiões administrativas abrangidas pela respectiva conferência regional e aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social que atuam nas unidades da Sedes e instituições localizadas nessas regiões.

Podem participar: representantes do governo, dirigentes ou representantes de entidade de assistência social inscrita no CAS-DF, trabalhadores que atuam na política de assistência social, usuários e beneficiários dos serviços socioassistenciais, convidados e observadores (estudantes, estagiários e interessados no assunto).

Para facilitar o debate e garantir que todos os temas pertinentes sejam discutidos de forma igualitária, as conferências, incluindo a distrital e nacional, foram divididas em cinco eixos temáticos:

READ  Ministro do Desenvolvimento Regional é o convidado do Sem Censura

1. Proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;

2. Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais;

3. Controle social: o lugar da sociedade civil no Suas e a importância da participação dos usuários;

4. Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;

5. Atuação do Suas em situações de calamidade e emergências.

Calendário

Confira as datas das Conferências Regionais de Assistência Social do DF:

16/09 – Conferência da Região Central e Centro-Sul: Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Lago Sul, Lago Norte, Varjão, SIA, SCIA-Estrutural, Núcleo Bandeirante, Park Way, Guará e Candangolândia.

21/09 – Conferência da Região Leste: São Sebastião, Jardim Botânico, Itapoã e Paranoá.

23/9 – Conferência da Região Norte: Sobradinho II, Sobradinho, Fercal e Planaltina.

28/9 – Conferência da Região Sudoeste: Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Samambaia

30/9 – Conferência da Região Centro-Oeste: Vicente Pires, Taguatinga, Águas Claras e Arniqueiras.

5/10 – Conferência da Região Oeste: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia.

7/10 – Conferência da Região Sul: Gama e Santa Maria.

*Com informações da Sedes-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA