Política

Dia do Agricultor

Publicado

em


De um estabelecimento familiar de produção de pequi na área rural de uma pequena cidade a uma grande fazenda de criação de gado, um protagonista em comum: o agricultor. Anualmente, no dia 28 de julho, é comemorado o Dia do Agricultor. O profissional é um dos responsáveis por aquecer a economia nacional por meio da produção de bens essenciais para o sustento do País.

A data foi criada em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek. Homenagear agricultores, além de uma ação justa, é uma atitude necessária, pois faz referência a um dos mais relevantes serviços prestados para a sociedade: a produção de alimentos.

Para o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Amauri Ribeiro (Patriota), a data é de “extrema relevância”. Ele explica que, apesar das dificuldades econômicas que o Brasil tem vivido, a agricultura só cresceu.

“Ainda mais nesse momento de pandemia, o agricultor tem sustentado o mundo, praticamente. É mais do que louvável essa data. Nosso País e nosso estado são movidos pelo agronegócio que é mantido pelos agricultores, desde o pequeno produtor ao maior deles. São todos de muita importância para a nação”, afirmou Amauri.

Projetos em tramitação na Alego

Dentre as matérias que tramitam na Casa e tratam sobre o trabalho do homem do campo está a de nº 1147/20, de autoria do deputado Paulo Trabalho (PSL). O projeto visa cria o Programa Jovem Agricultor, com o objetivo de articular ações que incentivem e estimulem a permanência de jovens no meio rural, dando continuidade ao trabalho dos pais na produção, diminuindo a migração campo-cidade.

READ  Agricultor, hoje o dia é seu

O texto destaca que, nas últimas quatro décadas, houve uma redução gradativa no número de estabelecimentos rurais produtivos, movimento que coincide com a queda na força de trabalho. Para o parlamentar, é de suma importância proporcionar aos jovens do campo o acesso aos melhores meios tecnológicos de produção e de qualidade de vida aplicada ao meio rural.

Outra propositura que merece destaque é a nº 1006/20, assinada pelo deputado Tião Caroço (DEM). A iniciativa tem o intuito de instituir a Política Estadual de Incentivo à Permanência de Jovens e Adultos no Meio Rural por meio da Qualificação da Oferta Educacional. 

De acordo com o propositor, a política busca a implementação de ações públicas que visem garantir a permanência dos jovens agricultores na área rural. E, ainda: a qualificação dos jovens em atividades rurais, para que possam desenvolver unidades de produção rural, de base familiar e sustentável.

Outro exemplo é o projeto de lei nº 5018/21, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), que visa instituir a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo (Peeejc). Segundo o parlamentar, a finalidade é estimular o empreendedorismo rural, no momento em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela, com base nos dados do último censo, que o número de jovens que residem na zona rural do País caiu 10% em uma década. “Devemos lembrar que a população urbana depende da produção do meio rural. Assim, é de suma importância criar condições e oportunidades para o jovem permanecer no campo”, explica Cruvinel.

READ  Portaria cria novo documento para agricultor familiar acessar o Pronaf

“Propomos a Política Estadual Jovem Empreendedor Rural com o objetivo de capacitar os jovens para que sejam líderes empreendedores, estimular o negócio cooperativo e possibilitar o acesso ao crédito orientado para que possam transformar pequenas propriedades familiares em unidades produtivas e competitivas”. Nessa perspectiva, o deputado frisa, na justificativa do projeto, que a iniciativa permitirá que esses jovens exerçam o protagonismo estratégico aos interesses do estado de Goiás e do futuro de suas famílias e das comunidades que eles pertencem. 

Homenagem 

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira (PSB), que também é produtor rural, publicou vídeo em suas redes sociais para celebrar o Dia do Agricultor. O conteúdo traz homenagem àquele que foi inspiração para que ele trabalhasse com o campo: seu pai.

“Com ele aprendi a ter paixão pela terra, pela vida no campo e, principalmente, pelo trabalho. Hoje é o Dia do Agricultor e, ao mostrar um pouco da história do meu pai Carlos Vieira, pioneiro no cultivo de grãos em Goiás, deixo aqui todo nosso reconhecimento ao trabalho de homens e mulheres que dedicam suas vidas para alimentar a nossa nação. Tenho muito orgulho de fazer parte de tudo isso, também”, frisou Lissauer. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA