Política

Diretoria de Saúde realizou mais de 14,5 mil atendimentos em 2021

Publicado

em


A Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho (DSMAT) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) faz balanço positivo sobre as atividades realizadas pela seção em 2021. De acordo com os registros do setor de saúde, foram realizados 14.631 mil atendimentos a deputados, servidores e dependentes entre os meses de janeiro a dezembro daquele ano.

Deste total, foram contabilizados 6.105 mil atendimentos na seção médica (clínica médica, dermatologia, medicina do trabalho, pediatria e urologia), 5.328 procedimentos odontológicos, 2.001 consultas psicológicas, 624 orientações nutricionais, 469 procedimentos de enfermagem e 104 assistências fonoaudiólogas.

Além do serviço ambulatorial de urgência, a DSMAT promoveu campanhas de prevenção e incentivo vinculadas ao calendário do Ministério da Saúde, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Além de realizar duas campanhas de doação de sangue em parceria com o Hemocentro. A iniciativa superou as expectativas com a validação de 98 bolsas. “Levando em consideração o período de pandemia e muitos casos de gripe, alcançamos um número expressivo de doadores nas duas campanhas”, ressalta o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, médico dermatologista Marcos Antônio Nogueira.

READ  Julio Pina reforça pedido de representação no Conselho de Ética da Casa contra parlamentar

Além disso, todos os servidores da DSMAT participaram de cursos específicos de capacitação, oferecidos pela Casa e externamente ao longo do ano de 2021.

Em relação aos obstáculos e dificuldades enfrentadas durante a pandemia, o diretor Marcos Antônio Nogueira ressalta que o dia a dia no ambiente presencial durante o período pandêmico foi desafiador e de muitas adaptações.

“Nosso principal desafio foi o manejo de profissionais e pacientes no ambiente de trabalho para manter o maior controle sanitário possível e preservar a saúde dos nossos servidores. Para isso, trabalhamos em forma de escala, remota e híbrida, essenciais em cada posto de trabalho para que os serviços pudessem se manter inalterados”, explicou Nogueira.

Em relação às expectativas para 2022 na nova Casa, o diretor afirma que são muito boas. “As expectativas são as melhores possíveis, em um ambiente novo, com novas tecnologias, ambiente de trabalho planejado para atender adequadamente às demandas exigidas pela DSMAT. Quanto a ação planejada para iniciar os trabalhos de forma 100% presencial, será feita a partir do momento em que a pandemia estiver em um nível de controle em que seja confiável o retorno presencial de todos os servidores e seguindo as diretrizes e cronogramas da Casa”, completou.

READ  Distrito Federal propõe maior Mobilidade e Saúde

Ações no Alego Ativa

A DSMAT contribui com a realização do programa Alego Ativa oferecendo atendimento médico, odontológico, enfermagem (aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos de covida-19, triagem das pessoas que adentravam ao evento) e cursos oferecidos pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) em primeiro socorros. A DSMAT esteve presente em todas as 12 edições do programa.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA