Goiás

Distrito Agroindustrial de Anápolis terá agência dos Correios

Publicado

em


O governador Ronaldo Caiado assinou, nesta sexta-feira (07/05), protocolo de intenções com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), para instalação de uma agência dentro do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). A iniciativa, coordenada pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), marca o início da primeira etapa de um grande projeto do Governo de Goiás para tornar o município referência nacional no arranjo produtivo e atrair grandes operadores logísticos.

Caiado destacou que Anápolis é o ‘hub’ mais moderno que existe, e com esse apoio dos Correios, “se transforma em referência para o Brasil e toda a América Latina”. O presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, reiterou: “Isso não é uma ideia, é um protocolo de certeza”.

“Vocês vão mudar a história da parte de logística no Estado de Goiás, em curto espaço de tempo”, afirmou o governador, ao enaltecer a participação da empresa, referência no País pela competência e metodologia. “Vamos fazer com que a realidade mude, os empregos venham, o desenvolvimento chegue”, destacou. “Queremos que nosso IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] aumente cada vez mais, que a renda per capita amplie em um Estado onde o cidadão se sinta tranquilo, com qualidade de vida digna”, completou.

A Agência dos Correios no Daia terá uma estrutura de 1.100 metros quadrados de área construída, com estacionamento de veículos e espaço para carga e descarga de encomendas. A unidade, com foco na pessoa jurídica, ficará dentro do polo logístico. O objetivo do espaço, segundo o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, é oferecer atendimento personalizado aos empresários e reduzir o custo dos clientes. “Nossa agência empresarial já está em obras e vamos inaugurá-la, no máximo, em 60 dias”, calculou.

O presidente dos Correios destacou que o dia é de celebração. “É o início de todo esse projeto que nós pretendemos levar adiante, graças a visão de futuro do nosso governador Caiado, e a convergência de pensamento e esforços que temos feito: Governo de Goiás e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos”, pontuou. “Anápolis é o coração, é o centro, é o miolo da América Latina e possui todas as condições para prosperar nesse gigantismo logístico que nós pretendemos implementar”, completou o presidente.

READ  Polícia evita possível massacre em escola de Goiânia

O município goiano é o segundo no País a possuir, dentro de um distrito industrial, uma agência dos Correios. A primeira é a unidade de Água Branca, situada em São Paulo (SP). Localizado entre Goiânia e o Distrito Federal, possui a segunda maior economia do Estado e foi escolhido devido a sua vocação logística e localização estratégica no país. Anápolis conta com uma plataforma multilogística que integra a região e o Brasil por meio das redes rodoviária, ferroviária e aeroportuária.

“Além de sermos o coração do Brasil, com toda essa capacidade logística e no que diz respeito a universidades e mão de obra qualificada, maior polo farmoquímico, temos ali um povo ‘danado’, especial”, destacou o prefeito Roberto Naves. Ele salientou que as intenções saíram do papel e se concretizaram com a implantação da agência. O gestor recordou que os anapolinos deram exemplo de solidariedade a todo País, quando receberam os brasileiros que estavam em Wuhan, na China, à época epicentro da pandemia de Covid-19. “Junto com o governo do Estado, nos colocamos à disposição do presidente Bolsonaro, quando todas as demais se acovardaram”, pontuou.

Anápolis está no entroncamento de importantes vetores logísticos nacionais, como o Porto Seco Centro-Oeste, a Ferrovias Centro-Atlântica, Norte-Sul, Aeroporto Internacional de Cargas e as BRs 153 e 060. Outro fator importante é a base industrial consolidada do Daia que possui importantes empresas, que geram emprego, renda e abastecem o mercado nacional e internacional. Somado a esta lista de fatores, o município também foi escolhido por estar a três quartos do mercado consumidor brasileiro, na região Sudeste do Brasil. São apenas 1.200 quilômetros de distância.

Diferencial
O secretário-chefe da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), Adriano da Rocha Lima, destacou que a posição geográfica privilegiada, aliada ao fato de Anápolis reunir três modais (rodoviário, ferroviário e aéreo) em um só lugar, dá ao município condições comparadas a Memphis, nos Estados Unidos que se tornou um grande hub logístico norte-americano. “A instalação da agência dos Correios no Daia é o início da captação de grandes operadores logísticos para a cidade, que conta ainda com o Porto Seco para fazer todo o desembaraço alfandegário das encomendas internacionais”, analisa.

READ  Estado inaugura sede da CPCães e entrega 20 viaturas

“Nosso trabalho desde o início do governo tem sido construir um Estado pujante, que cresça de forma plena e corresponda às expectativas da população. Para isso é preciso visão governamental de futuro, pois o mundo está mudando muito rápido”, ressaltou o vice-governador, Lincoln Tejota. “Felizmente temos um governador que demonstra, desde o primeiro dia de mandato, estar à frente do seu tempo, com medidas para retomar a capacidade de investimento do Estado”, frisou.

“É mais uma boa notícia para Anápolis, que goza de um grande aparato logístico, agora coroado com esse projeto”, afirmou o deputado Amilton Filho. “Protocolos de intenções, quando são firmados entre pessoas de caráter e vontade política, fazem acontecer em prol do desenvolvimento”, salientou o deputado Coronel Adailton.

O Daia
O Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) conta com uma área de 593 hectares. É limítrofe com as BRs-060 e 153 e com a GO-330, além de ser interligado ao Porto de Santos por um ramal da Ferrovia Centro Atlântica e ser o marco zero da ferrovia Norte-Sul. Conta ainda com o Porto Seco Centro-Oeste, um terminal alfandegado destinado à armazenagem e à movimentação de mercadorias importadas ou destinadas à exportação.

Atualmente, o Daia conta com cerca de 150 empresas em segmentos como artefatos para a indústria de construção, plástico, papel, papelão, indústria de alimentos e automobilística, além de abrigar o segundo maior polo farmoquímico do Brasil.

Foto: Wesley Costa

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA