Nacional

Doação de órgãos e de sangue é tema do Sem Censura desta segunda

Publicado

em

O programa Sem Censura, que vai ao ar nesta segunda-feira (11) na TV Brasil, aborda a doação de órgãos e de sangue no Brasil. Além de reforçar a importância do ato, a conversa busca desfazer tabus e desinformações que ainda envolvem o assunto no país. Para tratar do tema, a jornalista Marina Machado recebe os médicos Fernando Antibas Atik e Daniela Ferreira Salomão Pontes.

Com a criação da Lei 9.434 de 1997 que permite a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo para fins de transplante e tratamento, o Brasil conquistou a liderança no ranking mundial de transplantes realizados. A doação pode ser realizada em vida, por decisão do doador, ou após o falecimento da pessoa, com a anuência da família. Contudo, mais de 38% das famílias ainda rejeitam a doação de órgãos de parentes falecidos. Segundo o Ministério da Saúde, a principal causa é a falta de conhecimento dos parentes quanto a importância da prática.

Fernando Antibas Atik é doutor em ciências médicas pela Universidade de São Paulo e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Graduado em medicina pela Fundação do ABC Paulista, completou residência médica em cirurgia geral na Universidade Federal de São Paulo. Especializou-se em cirurgia cardiovascular pediátrica e cirurgia cardiotorácica na Cleveland Clinic Foundation nos Estados Unidos. Atualmente, ocupa o cargo de chefe do Departamento de Cirurgia Cardiovascular e da Unidade de Transplantes do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal.

READ  Sancionadas leis para ajudar moradores e empreendedores em Petrópolis

Daniela Ferreira Salomão Pontes é médica nefrologista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou em todas as subespecialidades da nefrologia, hemodiálise, diálise, transplante e por último doação de órgãos. Fez especialização no Instituto Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e também na Espanha, país responsável pelo melhor sistema de doação do mundo. Atualmente é a diretora da Central de Transplante de Órgãos do Distrito Federal.

Contribui como debatedora convidada desta edição a jornalista Manoela Alcântara, repórter do Portal Metrópoles.

O programa Sem Censura vai ao ar às segundas-feiras, às 21h, logo após a novela A Escrava Isaura, com transmissão para todo o país em TV aberta por intermédio das emissoras afiliadas à Rede Nacional de Comunicação Pública – TV, gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e por outras plataformas, como Facebook, Twitter e Youtube, por onde o público pode participar usando a hashtag #SemCensura.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica.

READ  Prefeitura de Goiânia disponibiliza, nesta segunda-feira (07/11), inscrições para curso de aperfeiçoamento em corte de cabelo e escova

Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv

Sem Censura – Fernando Antibas Atik e Daniela Ferreira Salomão Pontes
Segunda-feira (11), às 21h, na TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA