Cidades

Durante 1ª Maratona da Limpeza, Prefeitura de Goiânia programa recolhimento de 7.200 objetos recicláveis em 30 dias, por meio do Cata-treco

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), pretende recolher cerca de 7.200 itens que seriam descartados irregularmente em vias públicas, durante programação da 1ª Maratona da Limpeza iniciada semana passada. Os itens estão incluídos em 1.800 ordens de serviços lançadas no programa do Cata-treco para o período de 30 dias.

O presidente da Companhia, Alisson Borges, explica que “expectativa da Prefeitura de Goiânia é intensificar o atendimento aos moradores que solicitaram os serviços nos últimos dias e evitar que estes objetos sejam descartados em vias públicas, que polui a cidade e favorece acúmulo de água e proliferação do mosquito Aedes aegypti.” afirma Alisson Borges.

Alisson Borges ainda orienta as pessoas que possuem algum bem inservível, em boas ou más condições de uso, a procurarem a Comurg nos canais disponíveis para fazer agendamento do serviço e descartar corretamente os objetos. “Além disso, a destinação correta desses itens contribui com a renda dos cooperados das 13 cooperativas de reciclagem cadastradas no Programa Goiânia Coleta Seletiva”, conta o presidente.

Para o presidente da Companhia, a Maratona da Limpeza é um reforço a todos os serviços de limpeza e higienização da cidade, que inclui o Cata-treco e atende diariamente média de 40 solicitações, alcançado cerca de 160 itens.

READ  Tudo pronto para a vacinação das crianças em Goiânia

O prefeito Rogério Cruz destacou que todas as medidas contribuem com a preservação do meio ambiente e coíbem a proliferação de doenças. “Nossos esforços são para colocar fim às formas de descarte irregular. Objetivo é evitar agressões ao meio ambiente e minimizar os problemas de saúde pública”, frisa.

A solicitação do serviço pode ser feita pelo aplicativo Prefeitura 24h, WhatsApp (62) 98596-8555 e teleatendimento (62) 3524-8555. A Prefeitura ainda conta com quatro unidades fixas de ecopontos, e outras quatro unidades itinerantes instaladas durante a Maratona. O atendimento funciona todos os dias da semana nos períodos diurno e noturno. Ao todo, 36 servidores da Comurg, com apoio de 18 caminhões, estão envolvidos no trabalho.

Unidades fixas de Ecopontos
Ecoponto Guanabara: Rua GB-5, esquina com Rua GB-6, Jardim Guanabara II
Ecoponto Faiçalville: Av. Nadra Bufaiçal, esquina com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville
Ecoponto Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni, esquina com a Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
Ecoponto Campos Dourados: Rua São João Del Rei, APM 07, Residencial Campos Dourados

READ  Prefeitura de Goiânia destaca ações para garantir segurança nas estradas, neste final de ano

Unidades itinerantes de Ecopontos
Ecoponto Jardim América: Avenida C-107 com T-63, no Jardim América;
Ecoponto Mariliza: Rua Peroba esquina com Avenida Aristóteles, Jardim Mariliza;
Ecoponto Jaó: Avenida Maracanã, setor Jaó;
Ecoponto Água Branca: Avenida A esquina com Perimetral 2, setor Água Branca.

Balanço
Balanço da Companhia de Urbanização mostra que nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram recolhidos 5.315 e 4.741 equipamentos, respectivamente. Até o momento, a Comurg coletou, com Cata-treco, 4.950 peças descartadas. A média semanal é de 1.250 móveis e objetos recolhidos, de forma que, diariamente, 160 peças de pequeno, médio e grande porte são coletadas.

Os itens variam entre fogões, geladeiras, camas, colchões, cadeiras, poltronas, gavetas, portas de madeira, computadores, acessórios eletrônicos, tanque, máquina de lavar e televisores. Sofá é o item mais descartado. Foram 636 peças dispensadas em janeiro, 492 em fevereiro, e 525 no mês de março, um total de 1.653 itens despachados como lixo.

Companhia de Urbanização de Goiânia – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA