Goiás

“É uma saída real para o combate da Covid-19”, afirma Caiado sobre chegada do primeiro lote de vacinas a Goiás

Publicado

em


Ao desembarcar de São Paulo nesta segunda-feira (18/01), onde recebeu as doses da vacina contra Covid-19 para serem distribuídas para cerca de 90 mil goianos, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância do início da operação de imunização no Estado. “O dia de hoje vai ficar marcado para todos nós. É uma saída real para o combate da Covid-19”, afirmou, ao lado da presidente do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e primeira-dama Gracinha Caiado, do vice-governador Lincoln Tejota e do titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ismael Alexandrino. “Cumpriremos o ordenamento feito pelo governo federal”, acrescentou, ao falar sobre o plano nacional coordenado pelo ministro Eduardo Pazuello e sobre os grupos prioritários da campanha.

Serão imunizados, nesta primeira etapa, trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19; pessoas com 60 anos ou mais, e com deficiência que se encontram nas instituições de longa permanência (ILPs); e população indígena vivendo em terras indígenas. Em um gesto simbólico, a primeira vacina será aplicada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Leblon, em Anápolis, em retribuição ao gesto solidário da população e da prefeitura em março do ano passado. “É um reconhecimento ao município que recepcionou os brasileiros que estavam em Wuhan, na China, no início da pandemia”, explicou o governador.
 
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, que acompanhou Caiado na viagem a São Paulo, a segunda dose nos grupos prioritários deverá ser feita entre 21 e 28 dias após a primeira aplicação. Ele informou que depois de chegarem a Goiânia, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), os imunizantes foram levados para a Central Estadual de Rede de Frio, localizada no Jardim Santo Antônio, na capital.

READ  Proibida pesca na Bacia do Rio Araguaia

“Todas as doses saem hoje, por via terrestre, para todas as regionais de saúde, exceto Posse e Campos Belos. Em função da distância, essas unidades receberão as vacinas por avião”, detalhou Alexandrino. Ele ainda informou que a capital deve ficar com um terço da remessa que vem de Brasília, em razão da proporção no número de habitantes.

Ao acompanhar a chegada do primeiro lote da vacina contra Covid-19 em Goiânia, a superintendente da Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, se emocionou. “Cada dose é uma vida salva”, disse. Com aplausos e lágrimas nos olhos, Flúvia ressaltou que este é um momento de salvar vidas. “Vemos tanta gente morrer, mas temos a oportunidade de salvar uma vida. Agora, com várias vidas podendo ser salvas com a vacina.”

Ampliação

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 prevê, para Goiás, 7% do total de doses adquiridas nacionalmente pelo Ministério da Saúde (MS). Neste domingo (17/01), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas das Universidade de Oxford e AstraZeneca, e a da Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantan. Da primeira parceria, serão 2 milhões de doses, que beneficiarão 1 milhão de brasileiros; da segunda, 6 milhões para 3 milhões de pessoas. 

READ  Em Mineiros, Ronaldo Caiado anuncia R$ 104,5 milhões para obras de pavimentação

Segundo Caiado, depois que a Índia cumprir o acordo com o Brasil e os insumos necessários para a produção da AstraZeneca chegarem ao país, será possível a ampliação da vacinação para cerca de 45 milhões de doses por mês – 1 milhão de doses/dia pelo Butantan e 500 mil doses/dia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “A partir daí teremos um impacto significativo e um combate real à proliferação do vírus”, comemora, ao pedir que a população ainda mantenha os cuidados de higienização e distanciamento social, já que o corpo não fica imediatamente imune após as duas aplicações.  

Amazonas

Durante a coletiva de imprensa, o titular da SES informou que devem chegar hoje a Goiânia 36 pacientes de Manaus, que sofriam com a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e de cilindros de oxigênio na capital amazonense. Segundo Ismael, João Pessoa, na Paraíba, São Luís, no Maranhão, e Teresina, no Piauí, também já receberam parte da população manauara que necessitava de internação hospitalar.

Fotos: Cristiano Borges

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA