Tocantins

Educação assina termo de cooperação para participação do Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros 2021

Publicado

em


Educação assina termo de cooperação para participação do Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros 2021

28/01/2021 – Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, assinou nessa quarta-feira, 27, na sala de reuniões da Seduc, o Termo de Cooperação com a Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE) para que o Tocantins possa participar dos Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEBs), na categoria de 12 a 14 anos.

O evento é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, órgão vinculado ao Ministério da Cidadania. A expectativa é que oito mil estudantes de todo o país participem da competição estudantil, programada para ocorrer em outubro de 2021, na cidade olímpica, no Rio de Janeiro, com disputas em diversas modalidades.

Na oportunidade, a CBDE apresentou, verbalmente, uma proposta para que o Tocantins possa participar dos Jogos Escolares Brasileiros. O CBDE busca garantir a participação dos alunos por estado com todas as despesas da competição nacional pagas pela Confederação. Em contrapartida, a proposta prevê que o Estado, em parceria com a FTDA, realize as etapas classificatórias para a nacional, por meio dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets).

Para a secretária Adriana Aguiar, a parceria fortalece o esporte escolar. “Estou feliz e lisonjeada em poder assinar este termo. São iniciativas como estas que funcionam como instrumento de transformação e fazem o elo entre a Educação, o esporte e o trabalho social”, destacou a gestora da Pasta.

De acordo com o presidente da CBDE, Antônio Hora, “o evento tem como principal objetivo usar o esporte como ferramenta de igualdade, educação e proteção social, além de ser um marco da retomada do esporte brasileiro num momento pós-pandemia, que conta com o apoio do Governo Federal para aproximar também os estados por meio desta iniciativa”.

O presidente da FTDE ressaltou a oportunidade que alunos e professores terão em participar do evento nacional. “Reconhecemos o trabalho que a Seduc vem realizando há 30 anos com os Jets e juntamente com a CBDE. Essa parceria vai fortalecer o trabalho e dar melhores condições para que nossos alunos e professores possam participar da etapa nacional com tudo pago. O esporte começa na escola e nós já temos no Estado alguns atletas que já foram em competições mundiais”, relacionou Luís Cláudio Pereira dos Santos.

Segundo o superintendente de Esporte, Juventude e Lazer da Seduc, Clay Rios, “os professores da rede estadual e equipe técnica estavam com uma grande expectativa do retorno dos Jogos Escolares Brasileiros. O Estado tem uma participação anual de mais de 18 mil atletas nos Jets e não poderia ficar de fora dessa competição nacional tão importante para o fomento do esporte na escola”, frisou.

JEBs

A competição estudantil possibilitará aos atletas escolares a oportunidade de vivenciar um intercâmbio esportivo nacional, em que colocarão em prática os valores do esporte e o espírito esportivo.

São disputadas modalidades individuais: atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, karatê (Graduação mínima – 6º Kyu e acima), judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez; e coletivas: basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia.

Presenças

Estiveram presentes no encontro em Palmas, o presidente da FTDE, Luís Cláudio Pereira dos Santos; os membros da CBDE: o presidente Antônio Hora Filho; o vice-presidente Robson Aguiar; e o advogado Gabriel Pereira Faustino, além do secretário executivo da Seduc, Robson Vila Nova Lopes; do superintendente de Esporte, Juventude e Lazer, Clay Rios, e do diretor de Esporte e Lazer, Luciano Alves Oliveira.

Edição: Thâmara Cruvinel

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governo do Tocantins realiza Circuito Tocantinense de Futsal em Ananás e Paraíso
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA