Tocantins

Educação promove qualificação profissional para estudantes ingressarem no trade turístico do Tocantins

Publicado

em


Educação promove qualificação profissional para estudantes ingressarem no trade turístico do Tocantins

07/04/2021 – Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Considerando o potencial turístico do Tocantins, especialmente da região do Jalapão, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) tem apostado na qualificação profissional e no incentivo ao empreendedorismo, com a oferta do curso técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio, no Colégio Estadual Odolfo Soares, localizado no município de Ponte Alta do Tocantins. Registrado no Ministério da Educação, a formação técnica tem validade nacional. 

O curso começou a ser ofertado em 2009 e, este ano, teve sua quarta turma autorizada, possibilitando a qualificação de quase uma centena de jovens ao longo dos anos. “A Educação tem como propósito preparar os estudantes para que eles tenham condições de percorrer o caminho para o futuro que almejam, seja buscando um curso superior, o mercado de trabalho ou empreendendo. E os cursos técnicos integrados ao ensino médio fazem parte de uma das modalidades que trabalhamos e que geram essas possibilidades”, destacou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.  

O Tocantins conta com outras 26 turmas de ensino médio técnico. “A oferta é definida conforme a demanda de cada localidade e, desde 2019, temos feito importantes investimentos em materiais para a execução das atividades práticas e formativas. O curso técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio é um caso de sucesso que tem despertado o empreendedorismo entre os cursistas e que nasceu da necessidade de capacitar os jovens para atuarem no trade turístico do Tocantins”, explicou o gerente de Educação Profissional da Seduc, Josiel Gomes.

O professor e coordenador do curso, Fábio Oliveira de Farias, destacou que a capacitação técnica abriu novos horizontes para os moradores do município de Ponte Alta. “Tínhamos o potencial turístico, mas, antes do curso, o trabalho se concentrava basicamente no artesanato do capim dourado. Agora, temos muitos jovens que empreenderam, abriram os seus negócio, e outros ingressaram nas empresas de turismo já existentes. Alguns deles estão morando em Palmas, que é o ponto de partida para todas as regiões do Tocantins, especialmente de quem vem de fora”, pontuou.  

Casos de Sucesso 

Empreender, esse foi o caminho encontrado pelos gêmeos Warley Rodrigues Araújo e Walley Rodrigues Araújo, que finalizaram o curso técnico em Guia de Turismo em 2016. Na época da conclusão, eles já estavam com a empresa Gêmeos Tour em pleno funcionamento. A empresa aliou a experiência do pai dos gêmeos, que já trabalhava na área, com os conhecimentos técnicos adquiridos por eles no curso. “A Gêmeos Tour nasceu como uma empresa familiar e, hoje, somos cinco pessoas trabalhando. A partir do curso, profissionalizamos mais o nosso trabalho e ampliamos o nosso leque de atendimento ao público”, destacou o empresário Warley Rodrigues Araújo.

O guia de turismo Sandney Ayres Pereira, de 19 anos, concluiu o curso na terceira turma, em 2020, e ainda no tempo de estudante ingressou em uma empresa de turismo. “Em minha família, só tem um tio que trabalha nessa área, ele é dono de um restaurante. Fazendo o curso, pude conhecer o potencial turístico da nossa região, foi uma grande oportunidade de aprendizagem que me levou a ingressar no mercado profissional, fazendo algo que me deixa muito realizado”, explicou.

Izequiel Ribeiro da Silva também concluiu o curso na última turma e, juntamente com dois colegas, está com o processo de formalização para a abertura de uma empresa de turismo. “No final do curso, conversando com dois colegas, começamos a criar um projeto. O curso deu as bases para visualizarmos uma empresa sólida, com estratégias administrativas que pudessem alcançar o público. Já estamos com o processo em andamento com os órgãos reguladores”, esclareceu.

Edição: Luiz Melchiades

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Matéria que Cria a Bolsa Qualificação, a Bolsa Alfabetizador e o Auxílio-Alimentação recebe aval do Plenário
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA