Cidades

Em 15 meses, gestão de Rogério Cruz revitaliza 23 parques, cria ecopontos e planta mais de 92 mil mudas

Publicado

em


Em um ano e três meses, a gestão do prefeito Rogério Cruz revitalizou 23 dos 62 parques existentes em Goiânia. A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) prepara-se agora para repaginar outros 36, embora pequenos consertos sejam feitos todos os dias. Os três parques restantes foram inaugurados na atual gestão. São eles: Leonardo Peixoto (Jardim Vitória), Antônio Wagno Codó (Parque das Flores) e segunda etapa do Sargento David Luiz (Vera Cruz II). A prefeitura também plantou 92.088 mudas de espécies nativas do Cerrado.

O processo de revitalização de parques envolve reforma ou troca de mobiliários urbanos, serviço que se faz necessário em função do tempo de uso do móvel; ou quando ele é danificado em atos de vandalismo. Esse expediente demanda gasto anual da Amma de cerca de R$ 500 mil.

“Enxergo a preservação do meio ambiente como um dos serviços essenciais da prefeitura, quase tão importante quanto saúde e educação. O goianiense tem o direito de desfrutar de espaços verdes, harmoniosos e bem-cuidados no seu período de descanso”, afirma o prefeito Rogério Cruz. “Nenhuma cidade é boa o suficiente para os seus habitantes se não promove qualidade de vida e respeito à natureza”.

Descarte de lixo
Até 2020, Goiânia só possuía dois ecopontos: o do Jardim Guanabara e o do Setor Faiçalville. Agora são quatro. Foram inaugurados os dos setores São José e Campos Dourados. Na entrega do primeiro de sua gestão, o prefeito Rogério Cruz que disse que todas as regiões de Goiânia serão contempladas com ecopontos e afirmou que os locais são importantes para manter a cidade limpa. “Com eles, conseguimos aumentar a vida útil do aterro sanitário, ampliar a coleta de material reciclável e preservar nossas áreas verdes”.

READ  Guarda Civil Metropolitana de Goiânia realiza Blitz das Flores, em homenagem ao Dia das mães

Presidente da Amma, Luan Alves explica que “os ecopontos são construídos onde é recorrente o descarte irregular de lixo”. Lembra também que neles há condições adequadas para receber resíduos específicos, como sucatas, pneus, móveis e eletrodomésticos, óleo de cozinha usado, resíduos de construção civil, resíduos gerados por limpezas particulares, como galhos e folhas, e materiais recicláveis (madeira, vidro, papel, plástico, papelão, entre outros). O material reciclável que chega aos ecopontos é levado pela Comurg para as cooperativas.

Plantio de mudas
Só em 2021, a Amma, plantou 92.088 mudas de árvores nativas do cerrado. Por meio do programa Arborizagyn, a administração municipal levou 62.857 para o Residencial Três Marias e para o Parque Macambira. A partir do Disque-Árvore (em que a população fez solicitações por WhatsApp), a prefeitura fez o plantio de outras 5.534, em 669 setores de Goiânia.

O restante (23.231) diz respeito a ações rotineiras da Amma, de reposição florestal, em 29 setores. Os programas mencionados aconteceram respectivamente em novembro e julho.

“Essa ação numerosa de plantio de árvores em Goiânia, que foi até destaque nacional (no caso o programa Arborizagyn) e contou com a participação de outros órgãos e estaduais, entidades ambientais e população, se deu pela importância ambiental das árvores na cidade, diz o presidente da Amma, Luan Alves.

READ  Prefeitura de Goiânia adere ao Sistema Nacional de Nota Fiscal Eletrônica para fortalecer controle fiscal e contábil da administração municipal

O Disque-Árvore nasceu com o objetivo de compensar a retirada de árvores de grande porte que foram erroneamente plantadas em calçadas estreitas e sob fiação elétrica e/ou telefônica. “Pelo Disque Árvore, a eficácia do plantio é maior, pois a pessoa, ao solicitar à Amma uma muda de árvore em sua calçada, ela tem de enviar imagem do espaço disponível para que um técnico em arborização indique a espécie apropriada”, conta Luan.

Essas mudas de árvores são produzidas nos dois viveiros da Amma com sementes de espécies que compõem os parques, como ipês de todas cores, cega-machado, ipê-de-jardim, sangra-d´água, jacarandá-mimoso, entre outras.

Nos primeiros três meses de 2022, foram plantadas 9.327 mudas de árvores em 29 parques. E agora, com o fim do período de chuva, vai acontecer a segunda etapa do programa Disque Árvore.

Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA