Cidades

Em 25 dias de Maratona da Limpeza, Comurg remove 80 toneladas de bens inservíveis e 56 de recicláveis descartados irregularmente

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia removeu 56 mil toneladas de materiais recicláveis em 25 dias da 1ª Maratona da Limpeza, com os serviços Cata-treco e coleta seletiva. Outras 80 foram removidas das calçadas e canteiros. Itens são, em sua maioria, pedaços de madeiras, colchões, móveis e eletrodomésticos que poderiam ser reaproveitados, caso moradores tivessem feito descarte correto.

A coleta seletiva recolheu 50 mil toneladas de resíduos, e o Cata-treco alcançou 6 mil itens, em atendimento a 1,5 mil ordens de serviços. Os números estão inclusos no relatório parcial da 1ª Maratona de Limpeza, promovida pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que já atendeu a mais de 500 setores, com limpeza e urbanização.

Os resíduos recicláveis são encaminhados para as 13 cooperativas cadastradas na prefeitura. O prefeito Rogério Cruz avalia como positivos os números da coleta seletiva, e ressalta acreditar na mudança de hábito do goianiense, “que pode contribuir muito com o descarte correto do lixo”.

“A coleta seletiva contribui com a limpeza da cidade, com o meio ambiente e saúde pública, além de ser fonte de renda para muitas famílias cadastradas nas cooperativas”, afirma.

READ  "Bilhete único otimiza uso do transporte coletivo na capital", diz Rogério Cruz, sobre sistema que entra em vigor no sábado (02/04)

O presidente da Comurg, Alisson Borges, orienta as pessoas que possuem algum bem inservível, em boas ou más condições de uso, a procurarem a Comurg nos canais disponíveis, para fazer agendamento do serviço e descartar corretamente os objetos.

“Solicitamos o apoio da população, pois 80 toneladas de resíduos que poderiam ser reutilizados foram para o Aterro Sanitário, em função do descarte inadequado. Como foram descartados em vias públicas, os objetos ficaram contaminados, e não podem ser reutilizados pelas cooperativas cadastradas”, pontua.

Para evitar o descarte em locais públicos, a Comurg conta com quatro ecopontos, em que a população pode fazer o descarte de resíduos de construção civil, galhadas, pneus, objetos recicláveis, madeiras e outros itens.

Para solicitar o Cata-treco, basta ligar no número (62) 3524-8555, ou mandar mensagem pelo WhatsApp no (62) 98596-8555, e por meio do aplicativo Prefeitura 24 horas, disponível para download nas lojas Google Play e App Store.

Ecopontos fixos
• Guanabara: Rua GB-5, esquina com Rua GB-6, Jardim Guanabara II
• Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal, esquina com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville. 
• Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni, esquina com a Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
• Campos Dourados: Rua São João Del Rei, APM 07, Residencial Campos Dourados

READ  Prefeitura de Goiânia faz limpeza em córregos, bocas de lobo e bueiros de 22 bairros

Foto: Luciano Magalhães/Comurg

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA