Geral

Em debate, mais centros de Juventude para o Distrito Federal

Publicado

em


“A partir do momento em que mostramos uma nova perspectiva e damos oportunidades, estamos motivando esse jovem a seguir no caminho certo” Kedson Rocha, secretário de Juventude

Por meio do aplicativo Zoom, você pode participar de uma audiência pública que, a partir das 19h desta quarta-feira (23), discutirá a implantação de centros de Juventude (CJs) nas regiões administrativas do Distrito Federal.  A iniciativa é do deputado Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e um dos principais parceiros das ações empreendidas pela Secretaria de Juventude (Sejuv). O encontro virtual será transmitido ao vivo pela Web CLDF.

O objetivo da criação de mais CJs é ampliar os serviços já oferecidos nas unidades em funcionamento em Ceilândia, Samambaia e na Estrutural, abrindo cada vez mais o diálogo entre os jovens e o poder público. Para Delmasso, expandir as áreas de atuação dos CJs é medida importante para a população. O parlamentar é autor do projeto de lei (PL) 1431/2020, elaborado para permitir a expansão das políticas públicas direcionadas aos jovens.

Arte: Divulgação/CLDF

“O jovem que não tem seus direitos constitucionais garantidos está muito mais sujeito a entrar para o mundo das drogas e ser levado à criminalidade”, aponta o deputado. “Por isso, é urgente criar ações e atividades por meio das quais poderemos preparar e encaminhar esse jovem para o mercado de trabalho, a serviços de saúde específicos, cursos profissionalizantes, à prática de esportes, espaços de lazer e assim por diante, aproveitando, sobretudo, as ações e políticas públicas já existentes, como é o caso dos centros de Juventude, que têm feito um excelente trabalho de resgate.”

READ  Polícia Federal deflagra operação Segurança Legal no Rio

Hoje, existem mais de 48 milhões de habitantes entre 15 e 29 anos de idade no Brasil.  No Distrito Federal, os jovens representam 25% da população, o que corresponde a mais de 717 mil indivíduos.

Inclusão e capacitação

“A minha experiência me mostrou que muitos jovens escolhem o caminho errado simplesmente porque não têm outra opção”, analisa o secretário de Juventude, Kedson Rocha. “A partir do momento em que mostramos uma nova perspectiva e damos oportunidades, estamos motivando esse jovem a seguir no caminho certo. Portanto, a aprovação desse projeto [PL 1431/2020] é um passo gigante para garantirmos espaço, ferramentas, inclusão e capacitação para que os jovens sigam para o caminho certo, que é o do crescimento e dignidade de que tanto falamos.”

De acordo com o secretário, o trabalho que já vem sendo realizado nos CJs do Distrito Federal é fundamental para a implantação de alternativas de desenvolvimento nas comunidades, promovendo a participação social e cultural dos jovens cidadãos, ampliando suas perspectivas de vida e oportunizando qualificação profissional, desenvolvimento pessoal e físico.

READ  Estradas rurais da Aguilhada são recuperadas

Os centros de Juventude são espaços de convivência criados para o acolhimento e desenvolvimento integral dos jovens por meio de ações nas mais variadas áreas, como educação, cultura, saúde, cidadania, inclusão social, entre outras, além de atividades sociais de desenvolvimento comunitário – tudo conforme as determinações da Lei nº 5.142, que instituiu a Política Distrital de Atenção ao Jovem.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as atividades que antes eram presenciais foram adaptadas à modalidade on-line, com aulas virtuais e acompanhamento dos cursos por meio da plataforma Moodle. Entre maio de 2020 a maio deste ano, foram emitidos 2.124 certificados de cursos e oficinas ofertadas nos centros de Juventude.

Audiência pública remota para discutir o PL 1431/2020

*Com informações da Secretaria de Juventude

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA