Política

Em prol dos menos favorecidos

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Goiás, por propositura dos deputados Lissauer Vieira (PSD) e Thiago Albernaz (MDB), sediou, na manhã desta quinta-feira, 9, no plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela, sessão solene em homenagem às entidades do terceiro setor goiano. Dezenas de representantes da área receveram o Diploma do Mérito Legislativo.

O reconhecimento, idealizado por Lissauer Vieira, presidente do Parlamento, e Thiago Albernaz, presidente da Frente Parlamentar do Terceiro Setor na Casa, se deu em função do trabalho realizado pelas entidades na prestação de serviços voltados ao atendimento das pessoas em vulnerabilidade social. Compõem o terceiro setor as instituições que não visam lucros e que trabalham com o objetivo de solucionar ou minimizar problemas sociais de áreas como direitos humanos, meio ambiente, crianças, idosos, entre várias outras.

Dentre as entidades atuantes no terceiro setor e reconhecidas como referência na área estão: a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), a Federação das Organizações não Governamentais do Estado de Goiás (Fogo), a Federação Nacional de Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi), a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de Goiás, a Vila São José Bento Cottolengo, a Casa de Eurípedes, dentre outras. No total foram homenageadas cerca de 100 entidades.

Além de Thiago Albernaz, na presidência, a mesa dos trabalhos foi composta por: deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos); secretário de Estado da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Wellington Matos de Lima; diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Leonor Melo de Oliveira Caiado; presidente da Fogo, Maria Joaquina de Jesus; presidente do Fórum Goiano do Terceiro Setor, Arizio Ribeiro dos Santos; superintendente da Apae-Luziânia, Nívia Maria Sousa; vice-diretor pedagógico da UniAraguaia Centro Universitário, Hamilcar Costa.

O evento foi marcado por duas apresentações culturais: a 2ª melhor Rainha Junina do Estado de Goiás em 2022, representando o Grupo Viva de Goiânia Majestade, Ferdinanda Monteiro, e ainda, um casal de noivos da Quadrilha Aconchego de Senador Canedo, Aleksander e Maria Clara.

Um minuto de silêncio 

READ  Comissão de Segurança Pública da Alego discute porte de arma para atiradores esportivos, nesta terça-feira

Após abrir a sessão, Thiago quebrou o protocolo e pediu um minuto de silêncio para o fotógrafo Valdir Araújo, servidor da Casa lotado na Agência de Notícias, que morreu nesta quinta-feira. “É uma notícia muito triste. Façamos um minuto de silêncio em memória de um amigo que contribuiu para a Alego, e nesta noite descansou, devido a um tratamento de câncer.”

Após esse ato, Albernaz destacou que a Frente Parlamentar do Terceiro Setor vem enfrentando grandes desafios. “A gente sempre diz que o terceiro setor alcança onde o estado não consegue alcançar, mas ouso dizer que ele é muito mais do que isso, ele é aquele que traz o renovo, o sustento para muitas pessoas que não tem onde recorrer.”

O deputado disse que a Alego tem a missão que criar diálogos para que todos possam se organizar e fortalecer. “Contem sempre conosco aqui da Alego. Essa singela homenagem tem a intenção de deixar vocês motivados para continuar com esse trabalho. É um trabalho digno de respeito e de muitas honras”, ressaltou.

O legislador cumprimentou seu pai, Hamilton José Pereira, presente na solenidade. “Você muito me ensinou na vida, inclusive a honrar todos aqueles que fazem um trabalho em prol de outros. Muito obrigado a todos vocês que também enxergam o terceiro setor como uma mola propulsora para o nosso estado.”

Após o discurso, o deputado Thiago Albernaz retornou à presidência dos trabalhos e, em seguida, passou a palavra para o deputado Jeferson Rodrigues. Ele fez agradecimentos. “Em primeiro lugar, agradeço o Thiago Albernaz, que tem o social na veia e gosta de servir o próximo. Aprendi a amar o terceiro setor com meu pai, também. Ele me levava aos asilos, orfanatos e hospitais e pedia para que eu cuidasse bem da minha mãe.”

Jeferson enalteceu o trabalho realizado pelos condecorados e falou sobre a nobreza do serviço social. “Olhando para todos esses homenageados, representantes de milhares de goianos que são atendidos pelo terceiro setor, eu penso no que nos une nesta manhã. Não é o time de futebol, nem religião, nem condição econômica, nem pensamentos filosóficos, mas é o amor ao próximo. O amor ágape, amor divino. É o sentimento que me faz querer o melhor para o próximo mesmo que eu não o conheça. Estender a mão, acolher e amar.”

READ  Com um jogador a menos, Palmeiras vence Grêmio na penúltimo jogo

Além disso, o deputado defendeu a destinação de 10% das emendas impositivas às entidades do terceiro setor. “Quem vai aonde o Estado não pode ir são vocês, que lutam pelo que acreditam. Muitas vezes, lutam até contra seus familiares para ajudar ao próximo. Vocês representam instituições sérias que querem ajudar e lutar pela vida. Estamos trabalhando diuturnamente para que o terceiro setor tenha, no mínimo, 10% das emendas parlamentares a partir do próximo ano.”

Aqueles que cuidam

A diretora-geral da OVG, Adryanna Leonor Caiado, discursou em nome de todos os homenageados. “É uma alegria imensa receber essa homenagem hoje na Alego, iniciativa do deputado Thiago Albernaz, em nome de todas as instituições homenageadas. Reconhecer a importância do terceiro setor é reconhecer o papel daqueles que amparam e cuidam, pois, cada pessoa atendida é uma vida valorizada. O governador Ronaldo Caiado vem transformando o nosso estado, atendendo pessoas necessitadas nas mais diversas regiões.”

Adryanna Leonor Caiado inforou que a OVG está encaminhando mais de 1.800 voluntários para várias entidades. “Estamos ampliando as parcerias para alcançar, cada vez mais, um maior número de pessoas. Parabenizo todos aqui presentes, especialmente pela boa vontade em servir àqueles que precisam. Juntos vamos mais longe, que possamos estar sempre juntos por aqueles que mais necessitam.”

Terceiro setor

Conceitualmente e de forma resumida, terceiro setor são todas as instituições que não visam lucros e que trabalham com o objetivo de solucionar ou minimizar problemas sociais de áreas como direitos humanos, meio ambiente, crianças, idosos, entre várias outras. Thiago Albernaz, um dos principais defensores da bandeira do terceiro setor, destaca que a área é um braço forte do poder público, levando dignidade e qualidade de vida da população, e que iniciativas como a sessão solene dão o devido reconhecimento para as entidades que buscam levar dignidade, qualidade de vida e oportunidades.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA