• redacao@gazetadoestado.com.br

Economia

Em seu último relatório do ano, IFI diz que economia continua em recuperação

De acordo com a avaliação da IFI, o restabelecimento do patamar observado no início de 2014 só ocorrerá em 2020.

Publicados

em


A Instituição Fiscal Independente (IFI) divulgou o último Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) deste ano.

No documento, a entidade afirma que a economia brasileira apresenta recuperação persistente, mas ainda insuficiente para recolocar o país nos níveis do início do ano de 2014, quando a crise econômica começou a se aprofundar.

De acordo com a avaliação da IFI, o restabelecimento do patamar observado no início de 2014 só ocorrerá em 2020. O relatório também mostra a recuperação do consumo, impulsionado pelo crédito mais barato.

Ainda segundo a IFI, a recuperação do consumo das famílias vem ajudando a reativar o crédito e aliviar o comprometimento de renda das famílias com dívidas bancárias.

A entidade também diz que a taxa de desemprego está diminuindo lentamente, ficando em 11,7% em outubro, o que reflete a expansão das vagas no setor informal e no trabalho por conta própria, mas com diminuição da população ocupada com carteira assinada no setor privado.

O RAF deste mês também apresenta ainda um tópico especial sobre a evolução da carga tributária no Brasil comparada com os outros 35 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

READ  Inflação oficial fecha 2018 em 3,75%

Uma novidade é que, a partir deste mês, o site do RAF contará com arquivo com todos os gráficos e dados do relatório em formato de planilha eletrônica que pode ser baixado pelos internautas.

Por: Agência Senado

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Fique bem informado com as principais notícias do Jornal Gazeta do Estado, jornal impresso com circulação nos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Publicação de Edital de Protesto, Edital de Intimação, Edital de Notificação, Edital de Desmembramento, Edital de Retificação, Edital de Comunicação, Edital de Licitação, Edital de Pregão, Edital de Proclamas, Balanço e notícias de Goiás, Tocantins e Distrito Federal. O Jornal Gazeta do Estado possui Central de Distribuição em Goiânia, Brasília e Palmas. Acompanhe nosso site: http://gazetadoestado.com.br

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA