Geral

Emater-DF distribui mudas de capim a produtores rurais

Publicado

em


Para dar continuidade ao trabalho iniciado em 2020, a Emater-DF iniciou a distribuição de mudas do capim BRS Capiaçu, uma variedade melhorada do capim-elefante, a produtores rurais atendidos pela empresa. O objetivo é multiplicar o material genético disponível e garantir aos produtores acesso a um tipo de alimento que melhore a alimentação e fertilidade do rebanho, os índices de produção de carne e leite e a saúde dos animais.

O capim BRS Capiaçu é uma variedade melhorada do capim-elefante que foi desenvolvida pela Embrapa | Foto: Divulgação/Emater-DF

A distribuição do capim é resultado de uma parceria da Emater-DF com a Embrapa Cerrados. A variedade foi desenvolvida por pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, a partir do programa de melhoramento do capim-elefante, e está sendo validada em várias regiões do país, entre elas o Distrito Federal, onde esse trabalho é conduzido pela Emater-DF.

“Um dos maiores problemas que geram baixa de produtividade, principalmente no período seco do ano, é a falta de quantidade e qualidade de comida. Como esse capim produz muito, a chance de melhorar a produção de carne e leite é alta”Maximiliano Cardoso, coordenador de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF

Vantagens

READ  Governo distribui sementes de milho a agricultores familiares

Para se ter uma ideia de suas vantagens, o coordenador de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF, Maximiliano Cardoso, explica que o BRS Capiaçu produz três vezes mais do que o capim-elefante comum. E sua capacidade de multiplicação também é muito maior – a cada hectare plantado, é possível multiplicar a área em cerca de 30 vezes.

“Essas mudas que estamos distribuindo agora foram feitas pelos próprios produtores rurais daqui, que já estão testando o capim e agora estão disponibilizando as mudas para outros produtores”, conta.

Além disso, o valor nutricional deste capim também é melhor. “Um dos maiores problemas que geram baixa de produtividade, principalmente no período seco do ano, é a falta de quantidade e qualidade de comida. Como esse capim produz muito, a chance de melhorar a produção de carne e leite é alta. Ele pode ser usado no período das águas, como corte, e também na seca, conservado via silagem”, explica.

Assistência técnica

Para garantir a produtividade e qualidade do capim, o produtor precisa observar as condições de fertilidade do solo, chuvas, irrigação, plantio e tratos culturais. Por isso, Maximiliano Cardoso ressalta a importância do produtor seguir as recomendações técnicas.

READ  Produtores de Brazlândia participam de curso sobre manejo de agrotóxicos

“O BRS Capiaçu tem um enorme potencial de uso, mas necessita da indicação e acompanhamento técnico para auxiliar na tomada de decisão do produtor sobre qual a área a ser plantada, forma de uso, espécies animais (bovinos, caprinos, ovinos e equídeos), dentre outros fatores. A Emater-DF está à disposição, contribuindo para a melhoria dos índices produtivos e de rentabilidade da pecuária do Distrito Federal”, reforça.

Quem está recebendo os feixes de mudas são os produtores atendidos pelos escritórios locais da Emater-DF. Os técnicos locais estão responsáveis por entregar o material aos produtores e acompanhar o plantio e uso do capim na dieta dos animais, ajustando o manejo alimentar e nutricional dos animais. Cerca de 50 extensionistas passaram por capacitação técnica para nivelamento das informações e troca de experiências sobre o cultivo e uso do capim BRS Capiaçu.

*Com informações da Emater-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA