Distrito Federal

Emoção e esperança marcam início da vacinação contra Covid-19 no DF

Publicado

em


A enfermeira Lídia Rodrigues Dantas foi a primeira a ser vacinada: “A gente lutou muito, e agora temos esperança de que tudo vai se normalizar” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

A enfermeira Lídia Rodrigues Dantas, de 31 anos, foi a primeira pessoa no Distrito Federal a ser vacinada contra o coronavírus (Covid-19). A largada para a vacinação teve início nesta terça-feira (19) e ocorreu de forma simultânea em 16 unidades da capital. Inevitável, a emoção tomou conta de quem recebeu a vacina e de todos que presenciaram o evento.

As primeiras doses foram aplicadas na unidade de referência de tratamento da doença na capital, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Foi esse mesmo hospital que recebeu a primeira paciente contaminada pela doença no DF, em março do ano passado.

Além de Lídia, que trabalha no box de emergência do pronto-socorro da clínica médica do Hran, também foram vacinados outros seis profissionais da unidade: a técnica de enfermagem Karina de Jesus, 38 anos; a fisioterapeuta Ana Paula Barbosa Pereira, 49; a médica Juliana Bento da Cunha, 32; a auxiliar de limpeza Narcisa Trajano de Araújo, 61, e o vigilante Pedro Teodoro, 58.

“A gente lutou muito, e agora temos esperança de que tudo vai se normalizar”, declarou Lídia Dantas, após receber a vacina. “Estou emocionada e feliz por ter sido a primeira a ser vacinada. Sou grata pela oportunidade”. Há dez meses ela batalha na linha de frente contra a doença.

Auxiliar de limpeza do Hran há 31 anos, Narcisa Araújo também foi imunizada. “Quando me ligaram, eu adorei a notícia e logo tratei de avisar minhas filhas. Foi emocionante ser vacinada hoje”, descreveu.

“Quando me ligaram, eu adorei a notícia. Foi emocionante ser vacinada hoje”Narcisa Araújo, auxiliar de limpeza do Hran

Coube à técnica de enfermagem Nágila Simone Carvalho aplicar as doses em Lídia, Narcisa e nos outros quatro profissionais atendidos durante a cerimônia no Hran. Assim como quem recebeu a imunização, Nágila, que atua há 28 anos na rede pública de saúde do DF, também não escondeu a felicidade.

READ  Violência contra meninas e mulheres é tema de debate

“É uma emoção participar de um momento como esse”, disse. “O povo está com tanta esperança nessa vacina, e nós, aqui da linha de frente, estamos torcendo para que dê tudo certo. Foi ótimo, um privilégio participar.”

“O povo está com tanta esperança nessa vacina, e nós, aqui da linha de frente, estamos torcendo para que dê tudo certo”Nágila Simone Carvalho, técnica de enfermagem

Primeira etapa

Nesse primeiro momento, o DF dispõe de 106.160 doses da vacina chinesa Coronavac, que vão imunizar, em duas etapas, 53.080 mil pessoas. Essas doses serão destinadas a trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia, indígenas, idosos e pessoas com deficiência (PcDs) que se encontram em instituições de internação, bem como cuidadores que atuam nessas instituições.

106.160doses da Coronavac estão disponíveis neste primeiro momento, para imunizar, em duas etapas, 53.080 pessoas

“Gostaria de agradecer a todos os nossos profissionais da saúde, porque tiveram, talvez, o ano mais difícil de suas vidas”, destacou o governador Ibaneis Rocha, durante o evento. “Com muito trabalho, conseguimos superar o ano de 2020 sem que nenhum paciente do DF tenha deixado de ser atendido. E não é por menos que se começa a vacinação justamente pelo grupo que está dentro dos hospitais.”

Ibaneis ainda lembrou que o GDF seguirá firme no combate à doença: “Temos esperança de que 2021 será um ano melhor. Nós, do governo, estamos prontos para tomar qualquer atitude que proteja a população”.

“Nós, do governo, estamos prontos para tomar qualquer atitude que proteja a população”Governador Ibaneis Rocha

A Secretaria de Saúde (SES) divulgará amplamente, de forma antecipada, a data de início da vacinação para os próximos grupos. “Temos as etapas necessárias para organizar a vacinação, e todos serão imunizados no período correto”, assegurou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. “Como nós teremos até o final do ano para vacinar todas as pessoas, assim que as vacinas forem chegando, é importante usar máscara, evitar aglomerações e higienizar as mãos para que a gente mantenha sempre em queda a transmissão do coronavírus no DF”.

READ  PF prende ex-deputado do Amapá em operação contra o tráfico de drogas

As direções dos hospitais públicos e privados, além das gerências das unidades básicas de saúde, enviarão uma lista com os nomes dos profissionais que  serão vacinados nesta primeira fase. O servidor da saúde poderá escolher o local mais adequado para receber a primeira dose, que será vinculada ao seu CPF.

Após o recebimento da primeira dose, as pessoas imunizadas devem guardar o comprovante de vacinação para o profissional de saúde identificar qual vacina foi tomada e garantir que a segunda dose – que deverá ser administrada 14 dias após a primeira – seja do mesmo laboratório fabricante.

A SES reforça a recomendação de que as pessoas que se encontram fora do primeiro grupo previsto para ser imunizado não procurem essas unidades, porque neste momento será vacinado somente o público-alvo inicialmente definido. Idosos e deficientes que vivem em instituições de internação, bem como indígenas, não precisarão se deslocar aos locais de vacinação, pois a secretaria terá seis equipes volantes para imunizá-los em casa.

Confira, abaixo, os locais de vacinação disponíveis nesta primeira fase.

  • Hospital de Base
  • Hospital Regional da Asa Norte
  • Hospital Regional de Ceilândia
  • Hospital Materno Infantil de Brasília
  • Hospital de Apoio de Brasília
  • Hospital Universitário de Brasília
  • Hospital Regional de Sobradinho
  • Hospital Regional de Planaltina
  • Hospital Regional de Brazlândia
  • Hospital da Região Leste
  • Hospital Regional de Taguatinga
  • Hospital Regional de Samambaia
  • Hospital Regional de Santa Maria
  • Hospital Regional do Gama
  • Hospital Regional do Guará

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA