Distrito Federal

Empreendedores rurais vão à 3ª etapa do Start BSB

Publicado

em


Yara Ballarini é mestre em Ecologia e mora em núcleo rural do Lago Norte / / Foto: Divulgação/Emater-DF

A inovação brotou no campo do Distrito Federal. Dois moradores de áreas rurais que participaram do programa de empreendedorismo e sucessão rural Filhos deste Solo, da Emater-DF, tiveram seus projetos de novos produtos selecionados para a terceira fase do programa de incentivo a negócios inovadores Start BSB.

Ambos têm curso superior com formação acadêmica ligada a atividades econômicas rurais. São eles: Yara Ballarini, 30 anos, que inscreveu seu projeto de produção de cogumelos comestíveis e medicinais; e Sérgio da Costa Júnior, 33 anos, que está investindo no projeto de adubação orgânica peletizada ou capsulada. Ambos residem em núcleos rurais. 

Promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e operado pela Fundação Certi, o programa Sart BSB  teve cerca de 200 projetos aprovados nesta fase. Desse total, 194 são provenientes do Distrito Federal, 5 são do estado de Goiás; e um é Minas Gerais. 

Ao final do programa, até 50 projetos serão contemplados. Cada ganhará até R$ 70 mil em subvenção econômica, até R$ 42 mil em bolsa de apoio a P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e outros benefícios oferecidos por parceiros do programa. Ainda, durante seis meses, os escolhidos passarão por um processo de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em empreendimentos de sucesso.

Protagonismo rural

Temos acompanhado os escolhidos em todas as etapas e, para a próxima fase, vamos apoiá-los na construção do Projeto de FomentoAdriana Dutra, coordenadora do programa Filhos deste Sol

A coordenadora do Filhos deste Solo, Adriana Dutra, explicou que, no primeiro momento, o papel da Emater-DF, enquanto incentivadora do empreendedorismo no campo, foi levar o Start BSB ao conhecimento dos participantes, com o objetivo de incentivar o protagonismo do  empreendedor rural.

READ  América segue firme com preparação na primeira etapa da pré-temporada

“Feito isso, e encorajando-os a participar do processo seletivo, passou-se à leitura minuciosa do edital a fim de avaliar, conjuntamente, as características de cada empreendimento, bem como reconhecer as fortalezas que os sustentam. Temos acompanhado os selecionados em todas as etapas e, para a próxima fase, vamos apoiá-los na construção do projeto de fomento”, ressaltou a coordenadora.

Próximos passos

Com a vaga garantida para a última fase de seleção do Star BSB, as equipes  deverão elaborar e submeter até o dia 24 de fevereiro um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução. Assim, como nas demais fases do Start BSB, os aprovados terão acesso à capacitação on-line e a um workshop presencial que auxiliará na elaboração de um projeto objetivo e de acordo com as regras do edital.

Conheça um pouco mais sobre os projetos selecionados:

Adubação orgânica capsulada

Adubação orgânica capsulada foi elaborada em parceria por Sérgio da Costa Júnior, estudante de Agronomia na UnB e morador da área rural da Fercal Oeste / Foto: Divulgação/Emater-DF

Sérgio da Costa Júnior é agroecólogo e estudante de Agronomia da Universidade de Brasília (UnB). Elaborada em parceria com outros estudantes, a proposta visa a elaboração de adubos orgânicos em formulação que atenda a necessidade nutricional das plantas e se adapte ao maquinário agrícola por meio da capsulação (processo que transforma ou envolve os produtos em cápsula) ou peletização (transformação de biomassa em blocos compactos com diversas dimensões). 

READ  Começa a segunda etapa de instalação de lixeiras

Morador da Colônia Agrícola Catingueiro, área rural da Fercal Oeste, Costa Júnior afirma que, por meio da técnica de peletização, é possível reduzir o volume dos adubos orgânicos. Um de seus sonhos é se tornar um multiplicador de conhecimentos agroecológicos. Caso seu projeto chegue à final, ele pretende criar uma empresa para elaboração e comercialização do adubo.

Cogumelos comestíveis

Bióloga com mestrado em Ecologia, Yara Ballarini apresentou no Start BSB o projeto Caliandra Cogumelos. Moradora no Núcleo Rural Córrego do Urubu, região do Lago Norte, seu negócio está situado em propriedade com vegetação nativa preservada e certificado de produção orgânica pela OPAC Cerrado, entidade certificadora ligada ao Sindicato dos Produtores Orgânicos do Distrito Federal (Sindiorgânico). Yara utiliza energia solar em sua produção e destina seus resíduos para reciclagem.

No local, a pós-graduada produz cogumelos comestíveis e medicinais orgânicos a partir da técnica chinesa Jun Cao, que utiliza rejeitos da agricultura, a exemplo de capim e serragem, para a produção de alimentos com alto valor nutricional e baixo custo.

O Programa

O Programa Start BSB visa contribuir para o estabelecimento de ponte entre academia e mercado no Distrito Federal, tendo em vista que muitas ideias são provenientes de pesquisadores da universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. 

Além disso, o programa tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo inovador e acelerar o desenvolvimento do ecossistema de inovação do DF e entorno possibilitando o desenvolvimento e o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias.

* Com informações da Emater-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA