• redacao@gazetadoestado.com.br

Economia

Enel Distribuição Goiás troca geladeiras em Águas Lindas

Hoje, quinta (7) e sexta (8), moradores da cidade poderão se cadastrar para concorrer ao sorteio de 85 geladeiras. Companhia também disponibilizará atendimento móvel com todos os serviços oferecidos pelas agências da distribuidora. Durante toda a semana ainda haverá palestras e oficinas sobre eficiência energética em Goiânia, Aparecida e Luziânia

Publicados

em


Ana Priscila Donato Capps – A Enel Distribuição Goiás vai trocar 85 geladeiras de moradores de Águas Lindas de Goiás nesta semana. Para participar, é preciso se cadastrar hoje, quarta (6), quinta (7) e sexta-feira (8), das 10h às 17h, no Espaço Cultural CEIA. Desde que iniciou, em novembro passado, o programa de troca eficiente para clientes em situação de vulnerabilidade social, a companhia já trocou mais de 4 mil geladeiras em todo o Estado. Por meio da iniciativa, eletrodomésticos antigos podem ser trocados por novos com selo de eficiência A do Procel. Durante a semana, os clientes também poderão participar de palestras sobre consumo consciente de energia, além de contarem com uma unidade móvel de atendimento da distribuidora.
O programa de troca eficiente de geladeiras é contínuo e faz parte do projeto Enel Compartilha Eficiência, que tem como objetivo promover o uso consciente de energia por meio de iniciativas que demonstrem a importância da eficiência energética. Em pouco mais de cinco meses de existência, o programa beneficiou alguns bairros de Goiânia, Aparecida, Anápolis, Novo Gama, Águas Lindas, Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Catalão, Trindade, Rio Verde, Itumbiara, Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Senador Canedo.
Os moradores que quiserem participar do cadastro precisam levar um documento oficial com foto e a última conta de energia paga. No momento do cadastro, o cliente pode trocar até duas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, que têm alto consumo de energia, por outras duas lâmpadas LED, que são mais econômicas. Após o cadastro, os clientes participam de um sorteio para garantir a troca do equipamento – são cerca de 100 geladeiras por bairro. Todo o material retirado dos aparelhos velhos é reciclado, como gás refrigerante, compressores, óleo compressor, isolamento térmico, plásticos, aço, cobre e alumínio.
Nesta edição, em Águas Lindas, a Enel também vai disponibilizar uma unidade de atendimento móvel no Espaço Cultural CEIA. A agência itinerante oferecerá à população local os mesmos serviços das lojas físicas: adesões, parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas.

READ  Fiscalização aumenta no final do ano em estradas e aeroportos do país

Economia
Uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma antiga. Em watts, esse valor representa, para um aparelho antigo, o consumo médio de 90kWh/mês, enquanto um novo consome somente cerca de 24kw/hora/mês. As geladeiras do programa têm selo de consumo tipo ?A?, que significa eficiência no consumo de energia elétrica.
De acordo com estudo feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geladeira é responsável por quase um terço de toda a energia consumida em uma residência. Os aparelhos antigos e em mau estado, além de consumirem mais energia que o recomendado, emitem gases que destroem a camada de ozônio, agravando o aquecimento global.

Projetos
A Enel está trazendo para Goiás uma série de projetos sociais que já são desenvolvidos regularmente nas outras duas distribuidoras do Grupo no Brasil, localizadas no Rio de Janeiro e no Ceará. Todas as atividades, desenvolvidas de forma integrada, fazem parte do Programa Enel Compartilha, plataforma de Sustentabilidade da Enel no Brasil, que busca promover o consumo consciente e o acesso à energia a todas as pessoas e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local.
Dentre os objetivos do Programa de Sustentabilidade, está a promoção de sua integração ao negócio do Grupo, de acordo com a metodologia de Criação de Valor Compartilhado (CSV) que integra as demandas sociais e comerciais das comunidades, além de difundir o compromisso da Enel com a sustentabilidade para a sociedade. Exemplo disso são as palestras e oficinas realizadas periodicamente, destinadas à população atendida pelos CRAS, ONGs e instituições do Estado. A iniciativa busca conscientizar o público sobre o consumo consciente de energia.

READ  Dia ?D? do Combate ao Mosquito Aedes aegypti é realizado em Tocantínia

Palestras
e oficinas
A palestra comunitária tem como objetivo explicar sobre a sustentabilidade e sua importância para o desenvolvimento humano; educação ambiental, incluindo os reflexos positivos da preservação e o ensino de uso de energia. Além disso, as pessoas são informadas sobre direitos e deveres do cidadão.
Já as oficinas oferecidas são voltadas para o uso de energia em casa, como a utilização correta dos aparelhos domésticos, sem gasto desnecessário, e a tarifa social de energia. Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, há uma maquete que simula o consumo dentro de uma casa. A partir disso, mostra-se a maneira errada e depois a correta do uso de eletrodomésticos, mostrando seus reais efeitos.
As oficinas também contam com troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por novas lâmpadas de LED. Os clientes podem trocar até duas unidades, nos mesmos moldes do projeto Enel Compartilha Eficiência com a troca de geladeiras.

Enel Distribuição Goiás troca geladeiras em Águas Lindas

Fotos:Alex Malheiros 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA