Geral

Entenda como a Rede de Frio garante chegada de vacinas ao público

Publicado

em


Ao longo da vida, tomamos diversas vacinas que nos protegem das mais variadas doenças. Desde o nascimento até a fase adulta, precisamos manter o cartão vacinal atualizado para evitar que doenças já erradicadas voltem a circular ou para conter o avanço de novas enfermidades, como é o caso da covid-19. Mas você já parou para pensar como as vacinas chegam nas salas de vacinação? Qual a logística existente por trás dessa distribuição?

“A Rede de Frio é um processo amplo e inclui uma área administrativa orientada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que visa à manutenção adequada da cadeia de frio”Tereza Luiza, chefe do Núcleo de Rede de Frio Central

Muito falada durante a campanha de vacinação contra o coronavírus, a Rede de Frio desempenha papel fundamental no armazenamento e na distribuição das vacinas que chegam à população. Além dos imunizantes para humanos e da campanha antirrábica animal, ficam armazenados no local os soros para picadas de animais peçonhentos.

“A Rede de Frio é um processo amplo e inclui uma área administrativa orientada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), por meio de normatização, planejamento, avaliação e financiamento, que visa à manutenção adequada da cadeia de frio”, explica a chefe do Núcleo de Rede de Frio Central, Tereza Luiza.

A cadeia de frio, por sua vez, operacionaliza a logística da Rede de Frio no que diz respeito à conservação dos imunobiológicos – vacinas, soros e imunoglobulinas. Esse processo vai desde o laboratório produtor até o usuário, passando pelas etapas de recebimento, armazenamento, distribuição e transporte com o objetivo de assegurar a preservação de suas características originais.

A cadeia de frio operacionaliza a logística da Rede de Frio no que diz respeito à conservação dos imunobiológicos – vacinas, soros e imunoglobulinas | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Distrito Federal

A Rede de Frio do Distrito Federal foi inaugurada em 2001. Sua estrutura é composta de câmara frigorífica, câmaras frias verticais, freezers – sendo um de ultrabaixa temperatura –, aparelhos de ar condicionado e gerador. Esses equipamentos comportam o armazenamento de 600 mil doses de imunobiológicos por mês, podendo chegar até 1 milhão de doses/mês nos meses de campanha.

Toda a cadeia no DF é movimentada por 24 servidores (enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, técnicos e analista de políticas públicas e administrador), divididos em três áreas

Além disso, conta com almoxarifado, onde ficam guardadas mais de 2 milhões de unidades de insumos necessários à vacinação, como caixas térmicas, bobinas de gelo reutilizáveis, termômetros, seringas, agulhas, caixas coletoras de perfurocortantes, álcool e impressos utilizados na rotina e campanhas de vacinação.

READ  Cambão propõe que empresas de transporte público aceitem pagamento de passagem via Pix

Os quatro veículos climatizados transportam os imunobiológicos e insumos da Rede de Frio Central, localizada no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde, para as oito Redes de Frio Regionais e suas respectivas salas de vacinação.

Toda essa cadeia aqui no DF é movimentada por uma equipe de 24 servidores, divididos em três áreas: coordenação, dispensação de imunobiológicos (área fria) e dispensação de insumos (área quente). São enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, técnicos e analista de políticas públicas e administrador.

A equipe da Rede de Frio realiza diariamente a distribuição dos imunobiológicos de rotina do calendário nacional de vacinação para as oito Rede de Frio Regionais, nas setes regiões de saúde

Funcionamento

A Rede de Frio do DF emite mensalmente pedido de imunobiológicos ao PNI do Ministério da Saúde para atendimento da vacinação de rotina. “A central de distribuição nacional do ministério, localizada em São Paulo, realiza a distribuição dos imunobiológicos uma vez ao mês, via aérea ou terrestre”, destaca Tereza.

Cada modalidade de transporte exige uma logística diferente. Quando a entrega ocorre via aérea, o operador logístico retira a carga no aeroporto com o caminhão refrigerado e transporta até a Rede de Frio. Já quando chega via terrestre, o veículo parte de São Paulo, chega no galpão do operador logístico, onde ocorre a troca de veículo e motorista, e parte para a Rede de Frio.

2.993.055doses de imunobiológicos foram distribuídos pela Rede de Frio, até junho de 2021

“Na chegada à Rede de Frio, o veículo é direcionado à doca para descarregamento da carga. Os imunobiológicos são encaminhados para a área fria de recebimento, com temperatura ambiente de 18ºC. Todos os volumes são abertos para a conferência da temperatura, lote e inspeção quanto a avarias, e direcionados imediatamente para a câmara fria, onde é realizada a contagem junto à nota de fornecimento, organização e armazenamento”, detalha Tereza.

Distribuição para regiões

A equipe da Rede de Frio realiza diariamente a distribuição dos imunobiológicos de rotina do calendário nacional de vacinação para as oito Redes de Frio Regionais localizadas nas setes regiões de saúde. Esse processo ocorre mediante pedidos efetuados pelas regiões e analisado conforme consumo médio, população e número de salas de vacina.

READ  Edição 1590

Já as vacinas de campanha obedecem aos roteiros de cada uma, com recebimentos e distribuição semanais. É o que acontece, por exemplo, na campanha de vacinação contra a influenza e contra a covid-19.

Até junho deste ano, a Rede de Frio distribuiu um total de 2.993.055 doses de imunobiológicos utilizados na vacinação de rotina e nas campanhas de vacinação.

A partir dos dados, é possível prever o estoque necessário de soros contra os diferentes venenos para assegurar a reposição ao longo do ano nas unidades de saúde da rede

Animais peçonhentos

Para além da logística das vacinas e dos insumos, a Rede de Frio também faz a gestão dos soros para picadas de animais peçonhentos. Em 2021, até o dia 28 de junho, foram distribuídas 843 ampolas para as regiões de saúde, sendo que 779 foram utilizadas.

Em caso de acidente por animais peçonhentos, o usuário deve procurar a emergência mais próxima. Todo paciente que vai ao hospital em busca de atendimento tem o caso de acidente com animais peçonhentos notificado no sistema do Ministério da Saúde e da secretaria.

A partir dos dados, é possível prever o estoque necessário de soros contra os diferentes venenos para assegurar a reposição ao longo do ano nas unidades de saúde da rede. Os soros são encaminhados às Redes de Frio Regionais, que são responsáveis por abastecer os hospitais de referência da sua região.

Campanha antirrábica

A Campanha Antirrábica Animal normalmente ocorre no mês de agosto e é organizada pela Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), que planeja as estratégias de vacinação, a quantidade de postos e quantitativos de dose de antirrábica animal que serão necessárias para atendimento da campanha.

Com esse planejamento, a Rede de Frio solicita as doses ao Ministério da Saúde e as distribui para as Inspetorias de Vigilância Ambiental, que são responsáveis por aplicar nos cães e gatos.

Além das doses para o atendimento da Campanha Antirrábica Animal, a Rede de Frio mantém sempre um quantitativo em estoque para atender as Inspetorias que fazem vacinação antirrábica o ano todo.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA