Cidades

Equipes da Prefeitura de Goiânia atuam, na noite desta quarta-feira (18/05), para acolher população em situação de rua e protegê-la do frio

Publicado

em

Equipes da Prefeitura de Goiânia voltaram a agir, na noite desta quarta-feira (18/05), para prestar auxílio à população em situação de rua, e que sofre com o frio intenso. Os servidores foram orientados a acolher todos os que queiram ser encaminhados ao abrigo montado no Parque Mutirama. Em paralelo, a administração municipal, em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), continua a distribuir kits com cobertor, comida, água, e pares de meia, em três pontos da cidade.

Trabalham, nessa força-tarefa, funcionários das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Humano e Social, de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, e de Relações Institucionais, além da Agência Municipal de Turismo e Lazer e Guarda Civil Metropolitana. O encaminhamento é feito para o Parque Mutirama, onde cada pessoa acolhida recebe cobertor, meias, alimentação, além de atendimento médico e odontológico.

O abrigo, que teve sua capacidade ampliada para 120 pessoas, também recepcionará aqueles que buscarem assistência de forma espontânea. Importante ressaltar que a população assistida recebe acompanhamento em tempo integral, da noite até a manhã seguinte.

“O prefeito Rogério Cruz, com o apoio de toda a equipe, montou um plano de ação depois de mapear a localização das pessoas em situação de vulnerabilidade, em Goiânia. Já conseguimos cadastrar mais de 120 pessoas. Enquanto perdurar o frio, caminharemos junto a essas pessoas, com a proposta de oferecer todo o apoio necessário”, diz a secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cida Garcêz, presente na ação do Mutirama.

Parcerias
A primeira-dama do Estado e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, participou da distribuição de kits aos moradores em situação de rua e reforçou a importância do trabalho conjunto da prefeitura com o Governo de Goiás.

READ  Prefeitura de Goiânia entrega recapeamento do Eixo Anhanguera, com 14 quilômetros de extensão

“Estamos trabalhando em conjunto com a Prefeitura de Goiânia, porque sabemos que é nos municípios onde as pessoas vivem. Hoje, aqui, o município está sendo representado pela equipe de assistência social. É assim que nós estamos trabalhando, em parceria, porque é dessa formam que conseguimos fazer um trabalho muito melhor, e acolher mais gente que precisa da ajuda do poder público”, afirma a primeira-dama.

Secretária de Relações Institucionais do município, Valéria Pettersen diz que a convergência de esforços com Governo de Goiás amplia o alcance das políticas de assistência social em Goiânia. “A nossa parceria resultou na distribuição de agasalhos, doados pela OVG, aos moradores de rua. Desde a noite de terça-feira, a prefeitura disponibiliza espaço no Parque Mutirama, para onde estão sendo levadas as pessoas que se encontram nas ruas, e lá elas têm cobertores e alimentação. Por isso, é muito importante essa parceria”, pontuou.

A assistente social e tesoureira da Associação Tio Cleobaldo, Maylla Amorim Lopes, afirma que a entidade sempre trabalhou em parceria com órgãos governamentais, no acolhimento do público vulnerável, e que a sinergia dá bons resultados. “Com esse trabalho, levamos alimento, aconchego, e vacinas disponibilizadas aqui pela Prefeitura de Goiânia. Além do alimento do corpo, estamos proporcionando o alimento da alma”.

READ  Nº de foragidos no sistema penitenciário cai 94%

Uma das famílias beneficiadas é a de Helena, 36 anos, que vive em situação de rua, em Goiânia, há três meses, desde que chegou à capital, vinda do Maranhão, com o marido e quatro filhos pequenos. “Para quem mora num barracão alugado, essa ajuda da prefeitura vem em boa hora. Logo que fiquei sabendo dessa ação, vim em busca de ajuda”, disse.

Morador de rua Jackson Alvarenga, de 36 anos, não só ganhou kit de proteção contra frio da prefeitura, com cobertor, água, comida e pares de meia, como também entrou na fila para se vacinar contra Covid-19: “Importante não só para minha proteção, como para a de outras pessoas” / Foto: Secom/GCM

O morador de rua Jackson alvarenga, 36 anos, ganhou kit de proteção doado pela prefeitura, além de espaço no Mutirama, e aproveitou para entrar na fila da van da VacinAção, instalada no parque. “É importante a gente se vacinar, para nossa proteção e das outras pessoas”.

Em ação
Além de prestar assistência às pessoas acolhidas no abrigo do Parque Mutirama, Prefeitura de Goiânia e Governo de Goiás distribuem kits com cobertores, água, alimentação e pares de meia, em três pontos da capital: Avenida Independência com Rua 44, Praça Joaquim Lúcio, em Campinas, e Setor Estrela D’alva.

Durante todo o processo, equipes do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prestam atendimento de testagem ampliada para a Covid-19, vacinação, exames clínicos e odontológicos, consultas, cadastros e distribuição de kits de higiene bucal.

Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA