Cidades

Escola de Governo completa 60 anos e supera recordes de capacitação

Publicado

em


A Escola de Governo completa em novembro 60 anos na formação, capacitação e seleção de servidores públicos do Estado de Goiás. Com recentes recordes de números de colaboradores em cursos oferecidos, a unidade renova seu compromisso com o desenvolvimento de competências que habilitem os servidores a desempenharem suas funções com cada vez mais perícia e qualidade. Este ano, até outubro de 2021, já foram diplomadas mais de 21 mil pessoas que concluíram algum dos cursos da entidade. São quase 40 mil apenas a partir de 2019.

Os números referentes à atuação da Escola de Governo nos quase três anos da gestão do governador Ronaldo Caiado superam a quantidade total de colaboradores qualificados nos nove anos anteriores. Entre 2010 e 2018, 30.800 servidores passaram por alguma formação da instituição – entre 2019 e outubro de 2021, já foram 39.787.

“Os dados comprovam o compromisso e o investimento da atual administração do Estado na melhoria contínua dos serviços públicos, por meio da qualificação de quem atua diretamente na entrega à população. É uma política de resultados positivos”, enfatiza o secretário da Administração, Bruno D’Abadia.

Além dos quase 40 mil servidores certificados em cursos e eventos de curta duração, desde 2019, a Escola de Governo também diplomou 55 colaboradores do Estado de Goiás no curso de pós-graduação em Gestão Pública Contemporânea e 42 no de graduação em Gestão Pública. Além disso, implementou o Programa de Certificação em Compliance Público, com carga horária de 180 horas – mais de 6 mil servidores já passaram pelas capacitações da proposta – e iniciou o seu primeiro curso de mestrado profissional em Economia do Setor Público, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).

READ  Governo do Tocantins participa de Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social em Brasília

Superintendente da Escola de Governo, Roberta Costa afirma que a evolução nos números e também na oferta de cursos e capacitações se deu em decorrência do processo intenso de reestruturação pelo qual a unidade passou a partir do início da atual gestão. “Desde 2019, realizamos diferentes ações para otimizar os processos de gestão da escola, tais como: diagnóstico, benchmarking em outras Escolas de Governo, como a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e ampliamos o quadro de servidores. Assim, iniciamos a modernização dos procedimentos”, explica ela.

A reestruturação e as mudanças promovidas têm tido efeito positivo. Tanto que, em 2020, com o início da pandemia de Covid-19, a Escola de Governo se reinventou para oferecer cursos e capacitações em formatos a distância e remoto, desenvolvendo um ambiente de aprendizagem on-line. A participação dos servidores estaduais superou as expectativas e deu espaço para a criação de mais turmas. O índice de satisfação dos cursos realizados entre 2019 e outubro de 2021 se manteve acima de 96%.

História

A Escola do Serviço Público foi criada em 14 de novembro de 1961, pela Lei 3.999. De lá até os dias de hoje, já foi Fundação Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Servidor Civil, a partir de 1988, e passou a ser chamada, em 1999, de Diretoria de Administração de Recursos e Escola de Governo. Em 2002, seu nome foi alterado duas vezes: primeiro para Diretoria de Gestão de Pessoas e Escola de Governo e, depois, se tornou a Gerência Executiva da Escola de Governo. Em 2008, se tornou Centro de Educação Profissional Escola de Governo, para, enfim, se tornar uma superintendência em 2011.

READ  Saúde alerta contra fake news sobre picos da doença em Goiás

Desde 2019, a partir da nova organização administrativa estadual instituída pela Lei 20.491, a Superintendência da Escola de Governo é um dos braços da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Administração (Sead). Se, no início, o objetivo era ampliar os conhecimentos dos servidores, hoje, a Escola de Governo busca desenvolver competências, com foco em conhecimento, inovação e resultados, apoiando-se em valores como ética, transparência e eficiência.

Entre os objetivos da superintendência estão: planejar e implementar políticas de formação inicial, de aperfeiçoamento e de formação de lideranças; promover cooperação técnica e parcerias com municípios e instituições públicas e privadas; promover eventos, congressos, simpósios e encontros com foco na disseminação de boas práticas na administração pública; realizar concursos públicos e outros processos seletivos; e promover a capacitação continuada e permanente dos servidores estaduais.

Fonte: Secretaria de Estado da Administração (Sead)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA