Tocantins

Escola Estadual Vila União é a primeira unidade de ensino beneficiada com o programa Reeduca Tocantins

Publicado

em


Escola Estadual Vila União é a primeira unidade de ensino beneficiada com o programa Reeduca Tocantins

13/04/2021 – Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins dá mais um passo importante em projetos de ressocialização. As atividades do programa de reinserção social de custodiados do Sistema Penal – Reeduca Tocantins- iniciaram nesta terça-feira, 17, com visita à Escola Estadual Vila União, que será a primeira a contar com a mão de obra de reeducandos do sistema penal do Tocantins, na realização de obra de reparos estruturais, elétricos e pintura. A iniciativa é fruto do trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). As obras começam a ser executadas a partir desta quarta-feira, 14. 

O programa de ressocialização, aliado às práticas de remissão de pena reduzem o tempo do cárcere. “É um projeto que se destaca principalmente pela construção de novas perspectivas: para as pessoas privadas de liberdade que têm a possibilidade de colocar em prática um conhecimento adquirido dentro do Sistema Penal. E nossas escolas que passam a contar com um ambiente muito mais propício ao ensino e à aprendizagem”, ressaltou a titular da Seduc, Adriana Aguiar. 

Adriana Aguiar também destacou que, em todas as unidades de ensino que serão contempladas, os trabalhos serão executados em datas e horários que não sejam letivos ou que não estejam ocorrendo aulas presenciais, tais como fins de semana, feriados, férias escolares e durante a oferta de aulas não presenciais decorrentes da pandemia do novo Coronavírus. “Concluindo os trabalhos aqui na Escola Estadual Vila União, nós já vamos para o Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade II, também aqui em Palmas”, apontou.   

O secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Luís Fidelis, lembrou que o modelo de atuação integrada das Pastas segue a proposta de gestão do Governo Mauro Carlesse. “Nesse modelo de ação, as duas secretarias estão realizando um trabalho que se complementa, gerando economia para o Estado e o bem-estar social. Dentro do Sistema Penal, nós temos desenvolvido a qualificação das pessoas privadas de liberdade e estamos mostrando para a sociedade os frutos desse trabalho”, pontuou. 

Ainda de acordo com Heber Fidelis, o Tocantins tem avançado na capacitação dos custodiados do Sistema Penal. “Nós saltamos, de 2019 para cá, de 24° para o 5º lugar no ranking nacional de presos envolvidos em atividades educacionais por meio da escolarização formal, não formal com cursos livres e profissionalizante. Esses reparos que eles desenvolverão aqui como pintura, elétrico, hidráulico e jardinagem, eles aprenderam dentro das unidades prisionais. Além das escolas, eles já estão reformando delegacias e fazendo artefatos de concreto para prefeituras de municípios do interior”, elencou.      

A diretora da Escola Estadual Vila União, Luzeni Lourenço de Araújo Correia, comemorou os benefícios que chegam à unidade de ensino, por meio do Projeto. “É uma iniciativa que beneficia muito a escola. Era um anseio nosso a realização desses reparos e da aplicação de uma pintura nova, para termos um espaço mais agradável para receber os alunos. Além disso, eu vejo que a nossa escola também é parte importante desse processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Na verdade, a escola é um espaço de transformação de vidas”, concluiu.

A execução do programa evidencia um dos eixos trabalhados pela Educação na sua proposta pedagógica, a formação alinhada ao desenvolvimento social. “O Reeduca Tocantins oportuniza, às pessoas privadas de liberdade, o retorno ao ambiente escolar com uma nova perspectiva, a do trabalho. A partir da reflexão feita nesses espaços, eles podem se tornar defensores da escola como meio de transformação de suas vidas e de suas comunidades, durante e após a conclusão da pena”, finalizou Adriana Aguiar.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Secretário Cristiano Sampaio participa de reunião no Ministério da Justiça sobre programa de atualização das forças de segurança
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA