Geral

Esportistas do DF reforçam treinos para os Jogos Universitários

Publicado

em


Celeiro de talentos que fazem parte da história nacional e internacional do esporte, o Distrito Federal também se notabiliza quando o assunto é Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Nomes como Caio Bonfim, da marcha atlética, e Ketleyn Quadros, do judô, passaram pela dinâmica de combinar as rotinas de estudo e treinamento e, neste ano, representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na edição de 2021 do evento, conheça mais sobre duas esportistas que participam da competição.

Luiza Celidônio pratica natação desde criança: “Pretendo melhorar minhas marcas e obter melhores colocações”
Fotos: Divulgação/SEL

Luiza Celidônio, de 20 anos, nasceu em uma família de nadadores. A primeira vez que entrou na piscina tinha seis meses, tendo começado a atuar em competições aos sete anos. Desde então, não parou mais e participou, inclusive, de várias edições dos Jogos Escolares. Em Brasília, sua cidade natal, prepara-se para disputar, pela segunda vez, os Jogos Universitários, levando a camisa do Centro Universitário Iesb, onde cursa publicidade e propaganda. Seus treinos são na piscina do Iate Clube.

Sua especialidade na água é o estilo peito, pelo qual pretende nadar os 50m, 100m e 200m. Na edição de 2018, em Maringá (PR), Luiza voltou com a medalha de prata nessa última prova. Agora está focada em se superar. “Pretendo pegar pódios em todas as provas em que eu competir, melhorar minhas marcas e obter melhores colocações”, conta a jovem, que divide o cotidiano de exercícios entre a piscina e a academia para a prática de musculação.

READ  Edição 3296

Luiza considera que os JUBs se diferem das demais competições por terem como foco a carreira do atleta dentro do universo universitário, em que o desempenho dentro de sala de aula se mostra igualmente importante ao conquistado na área de competição. “Minha faculdade me ajuda bastante nesse sentido, com bolsa de estudo e apoio dos professores”, ressalta. Até o fim do ano, Luiza Celidônio ainda emendará, pelo menos, mais três competições. Vai disputar os torneios Centro-Oeste, Brasileiro e Brasiliense.

O governador Ibaneis Rocha apoia a iniciativa na cidade. “A realização dos JUBs no Distrito Federal é marcante não apenas pelo evento, um dos mais tradicionais e importantes do esporte brasileiro, mas por marcar mais um passo na volta à normalidade”, lembra. “É importante dizer que todos os cuidados sanitários estão sendo tomados para que o sucesso dos jogos seja impecável. Aproveito para desejar toda a sorte aos atletas e equipes de todos os estados”.

Voleibol

Kamila Santos Pereira, do voleibol, competirá pela quarta vez nos JUBs

Com 12 integrantes, a equipe de voleibol feminina representa a União Pioneira de Integração Social (Upis). Um dos destaques da turma, a ponteira Kamila Santos Pereira, de 22 anos, entra em quadra para competir pela quarta vez nos JUBs. “Os Jogos Universitários são muito importantes para os atletas, pois, apesar da nossa rotina com outras atividades, nos permitem que continuemos jogando em alto nível”, avalia.

READ  Educação divulga critérios para a lotação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas da rede estadual

Atualmente dedicada às tarefas de conclusão do último semestre do curso de direito, ela compete apenas no universitário. “Eu não teria condições financeiras para arcar com o curso, e hoje, graças à oportunidade que tive de cursar com bolsa 100%, estou me formando e já tenho uma profissão”, valoriza. “Recentemente, passei no exame da OAB e somente aguardo o fim do curso para exercer a profissão. Posso dizer que tudo que tenho hoje foi devido às oportunidades que tive no esporte, especialmente no universitário”.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA