Tocantins

Está aberta a fase de inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado

em


Está aberta a fase de inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

23/02/2021 – Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

A fase de inscrição dos professores e adesão das secretarias de educação estaduais e municipais para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa iniciou nessa segunda-feira, 22, e prossegue até o dia 30 de abril. Após as inscrições e adesões, serão realizadas as oficinas nas escolas, as etapas estaduais, semifinais e finais.

O concurso deste ano traz novidades, para participar da Olimpíada, o professor deve redigir um Relato de prática contando como o trabalho foi desenvolvido com sua turma. Além disso, junto com os alunos e alunas, o professor deve selecionar algumas produções textuais ou audiovisuais e algum registro significativo do percurso (fotografia, vídeo, áudio, etc).

O Relato de prática deverá ser inserido no sistema, acompanhado de um conjunto de materiais, a Linha do tempo e o Álbum da turma que, reunidos, vão contar a história da trajetória de trabalho de produção de um dos gêneros textuais e produção audiovisual do concurso: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião. Quando o Relato de prática for selecionado, a turma inteira será reconhecida.

Com o tema O lugar onde vivo, a Olimpíada prevê a realização de oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, sob a orientação dos professores inscritos. O tema é um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. Neste ano, a competição tem como homenageada a professora, poeta e ficcionista, Geni Mariano Guimarães.

Desde a edição de 2019, a Olimpíada de Língua Portuguesa passou a incluir o gênero textual documentário, para estudantes da 1ª e 2ª séries do ensino médio. Os demais gêneros textuais estão nas categorias poema, para o 5º ano; memórias literárias, para 6º e 7º anos; crônica, para 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para o ensino médio, o gênero trabalhado é artigo de opinião, para a 3ª série.

O professor e a turma selecionam uma amostra de produções finais representativas e suas respectivas versões preliminares. No caso do trabalho com os gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião, devem ser selecionadas duas produções finais e duas versões preliminares de cada produção; para o Documentário, serão duas produções audiovisuais finais e outros dois materiais preliminares (storyboard, sinopse, argumento, roteiro, entre outros) de cada produção.

O regulamento, as inscrições e informações gerais sobre essa  edição da Olimpíada de Língua Portuguesa podem ser acessados por meio da página Escrevendo o Futuro em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso. A celebração final e revelação dos professores e turmas vencedoras está prevista para o dia 10 de dezembro.

O objetivo da Olimpíada, que foi lançada pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

Edição: Thâmara Cruvinel

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Presidente da ATR debate sobre o novo Marco do Saneamento e regionalização no Encontro Tocantinense de Novos Gestores
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA