Tocantins

Eventos tradicionais de Novo Alegre e Pindorama são incluídos no Calendário Cultural do Tocantins

Publicado

em


Eventos tradicionais de Novo Alegre e Pindorama são incluídos no Calendário Cultural do Tocantins

26/01/2021 – Wladimir Machado/Governo do Tocantins

O Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), publicou na segunda-feira, 25, no Diário Oficial nº 5773, a inclusão de dois importantes eventos culturais, dos municípios de Novo Alegre e Pindorama do Tocantins, no Calendário Cultural do Estado do Tocantins.

Foram incluídos na agenda, a Festa de Vaquejada, que ocorre na primeira quinzena do mês de julho, no município de Novo Alegre, região sudeste, a 547 km de Palmas. Já no município de Pindorama do Tocantins, distante 216 km da Capital, os Festejos de Nossa senhora Aparecida e do Divino Espírito Santo, que ocorrem entre os dias 2 e 12 junho, passam também a fazer parte do Calendário Cultural.

Para o presidente da Adetuc e secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, a inclusão desses eventos no Calendário Cultural do Estado representa o compromisso do governador Mauro Carlesse na valorização e preservação das manifestações culturais do Tocantins.

“A inclusão das festas e eventos no Calendário Cultural são de suma importância para valorizar e preservar as diversas manifestações culturais dos municípios tocantinenses, levando em consideração o fortalecimento da economia local, gerando emprego e renda, além do reconhecimento da cultura popular”, conclui Tom Lyra.

Pindorama

Os Festejos de Nossa Senhora Aparecida e do Divino Espírito Santo tiveram início em meados da década de 1950, bem antes da emancipação do município. Inicialmente, a festa possuía cunho especificamente religioso e tinha como objetivo a integração entre os habitantes rurais e urbanos, através dos símbolos sagrados e fraternos do catolicismo. Segundo os documentos apresentados pelo requerente, a cada ano o evento foi ficando maior, deixou de ser apenas religioso e passou a contemplar os campos econômico, cultural e social, tornando-se o maior evento cultural do município.

Os relatos apresentados demonstram o histórico da festa, o envolvimento de toda sociedade, a importância econômica, cultural e social do evento na manutenção das tradições da cidade. O evento é composto por missas, novenas, procissão, giro de folias, levantamento do mastro, cavalgada, motocross, apresentações artísticas, comidas típicas regionais, shows com bandas locais e nacionais. Durante os 10 dias de festa, a cidade chega a receber 20 mil visitantes de cidades vizinhas, o que contribui para gerar emprego e aumentar a renda dos habitantes de Pindorama do Tocantins.

Novo Alegre

A Festa de Vaquejada de Novo Alegre é realizada há 25 anos, iniciada pelos migrantes nordestinos que vieram fixar moradia na antiga Fazenda Alegre. A festa representa a identidade cultural local, pois é o esporte mais importante praticado pela comunidade novo alegrense. É a maior e mais esperada festa de Novo Alegre. Realizada no início do mês de julho, consegue envolver toda população durante os quatro dias do evento, além de atrair moradores de cidades vizinhas.

A cada ano, o Parque São Francisco de Assis fica mais movimentado pela festividade, suas várias atrações e a expectativa pelas premiações. Nos últimos dois anos, as premiações em dinheiro, para as modalidades Profissional e Amador.

Durante o dia ocorre a corrida dos vaqueiros e, à noite, shows com artistas locais e regionais, além de bandas consagradas em nível nacional. O auge da festa acontece com a Vaquejada, onde o peão precisa laçar e dominar a rês, e a Prova feminina dos Três Tambores, quando as amazonas demonstram toda beleza, agilidade e elegância na realização do percurso.

Edição: Lenna Borges

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  São Paulo divulga calendário do IPVA 2023
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA