Geral

Exposição leva cultura europeia às estações de metrô

Publicado

em


A partir desta segunda-feira (27), estações de metrô de Brasília recebem a exposição Europe Readr. O nome faz alusão à plataforma homônima de literatura promovida pela Eslovênia para marcar o início de sua presidência no Conselho da União Europeia, em julho deste ano. A abertura foi realizada no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

“Disseminar a cultura internacional nesses locais agrega ainda mais valor à cidade de Brasília como capital do nosso país, que por si só já tem essa característica global”Renata Zuquim, chefe do EAI

Apoiada pelo Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI), em parceria com o Metrô-DF, a iniciativa visa estabelecer e facilitar o diálogo interdisciplinar entre jovens autores europeus e seus pensamentos sobre vivências futuras na cidade de Brasília.

Simbolizando os 27 países que compõem a União Europeia, cada uma das 27 estações de metrô da capital receberá um painel — com exceção da estação Galeria, que receberá dois — contendo a capa de um livro de um país participante, uma citação em português, um QR Code de acesso à plataforma digital Europe Readr e uma tela artística.

As telas foram produzidas por alunos de design e arquitetura do UDF, inspiradas pelas obras europeias. No âmbito da literatura, arquitetura, urbanismo e sustentabilidade, a ideia é estabelecer espaços para o compartilhamento de ideias.

READ  Rádio Cultura FM divulga resultado provisório no DODF
Os painéis foram produzidos com base nos conceitos de literatura, arquitetura, urbanismo e sustentabilidade | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Escolha estratégica

Para a chefe do EAI, Renata Zuquim, a escolha do metrô para a exposição é estratégica. “As estações metroviárias são importantes pontos de ligação e trânsito de pessoas, frequentadas diariamente por milhares de cidadãos. Por isso, disseminar a cultura internacional nesses locais agrega ainda mais valor à cidade de Brasília como capital do nosso país, que por si só já tem essa característica global”, afirma.

O embaixador da Eslovênia, Gorazd Renčelj , enfatiza que o projeto engloba diferentes tipos de literatura da Europa, para adultos e crianças. “A ideia é mostrar o que autores europeus pensam sobre o futuro, compartilhando esse conteúdo com leitores globalmente. Procuramos capitais do mundo para participar desse projeto e promover diálogos com o pensamento europeu, como é o caso de Brasília”, comenta o embaixador.

27países que compõem a União Europeia estão representados nas 27 estações do Metrô-DF

A reitora da UDF, professora Beatriz Eckert-Hoff, agradeceu aos envolvidos por permitirem que o trabalho dos alunos do centro universitário embelezem a cidade. “O UDF fica aberto a todas as autoridades internacionais para outros projetos que fortaleçam a internacionalização de Brasília”, diz.

Uma das alunas que produziram as telas artísticas e que é embaixadora do curso de arquitetura do UDF, Giovana Monteiro, relatou:  “Foi muito enriquecedor participar do projeto e conhecer mais sobre a cultura e a literatura europeias. É a primeira vez que tenho exposto algo que fiz, ainda mais em um local de tanta visibilidade como o metrô. Os trabalhos estão incríveis, e estamos ansiosos para vê-los nas estações”.

READ  Empregos com salários de R$ 4 mil em restaurantes e bares

A divulgação da exposição Europe Readr fica a cargo da embaixada da Eslovênia e parceiros locais, como bibliotecas e livrarias. Os painéis estarão disponíveis para visitação até o final de dezembro.

Confira abaixo a lista de estações que já receberam as instalações:

1. Estação Central / Mapa cego, Croácia / Praça dos 3 Poderes
2. Estação Galeria / Uma árvore sem nome, Eslovênia / Parque da Cidade
3. Estação 102 Sul / Aberrant, República Tcheca / Ponte JK
4. Estação 106 Sul / Trocoscópio, Portugal / Minhocão da UnB
5. Estação 108 Sul / Cada árvore é um poeta, Itália / Quadra Modelo 308 Sul
6. Estação 110 Sul / A cidade, Espanha / Igrejinha
7. Estação 112 Sul / Salmos, Polônia / Catedral
8. Estação 114 Sul / Uma jornada noturna, França / Praça do Cruzeiro
9. Estação Asa Sul / Unfollow, Alemanha / Reitoria da UnB
10. Estação Shopping / Minha rua, Bélgica / Beijódromo

* As 17 restantes ainda estão sendo instaladas, operação sujeita a alterações.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA