Cidades

Fapeg: certificação positiva do Ministério da Economia por gestão transparente

Publicado

em

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) obteve conceito “muito bom” e alcançou a certificação nível 3 na Categoria Bronze, de Maturidade da Gestão de Transferência de Recursos da União, conferida pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

Das quatro faixas de pontuação da categoria Nível Bronze, a Fapeg alcançou a terceira, com pontuação 65.35, após classificação pelo Instrumento de Melhoria da Gestão dos órgãos e entidades que operam transferência da União (IMG-Tr 100 pontos). No certificado consta ainda que, “em decorrência da continuidade na implementação das ações de aprimoramento, sua organização apresenta muitas melhorias na gestão e na prestação dos serviços. Surgem muitos resultados de satisfação das partes interessadas”.

Primeira avaliação
A Fapeg aderiu ao “Modelo GestãoGov”, antigo “Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr)”, no ano passado, e este foi o primeiro resultado avaliativo da instituição. O Modelo de Governança e Gestão tem como objetivos, contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos federais, estaduais e municipais, e entidades que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.

READ  Rede Hemo tem funcionamento especial neste fim de ano

Satisfação
“Quando a Fapeg aderiu ao GestãoGov, ela assumiu os compromissos para implementação do Modelo e estamos satisfeitos com os resultados alcançados até agora, e vamos prosseguir implementando um conjunto de ações em prol da melhoria continuada da nossa gestão com o objetivo de promover um melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pelo Governo Federal por meio de convênios”, destaca o presidente da Fapeg, Robson Vieira.

Com a iniciativa, o Governo Federal oferece meios para que os órgãos públicos adotem práticas e ações transparentes, eficazes e eficientes de excelência em gestão dos recursos; implementem planos de melhoria e alcancem elevados desempenhos, sempre com foco em resultados para o cidadão. A avaliação, segundo o presidente da Fapeg, “permite identificar os pontos fortes e as possibilidades de melhoria e aperfeiçoamento da instituição para oferecer respostas eficientes às demandas da sociedade. A transparência e a transformação da gestão são também diretrizes do Governador Ronaldo Caiado para a gestão pública, às quais a Fapeg tem como foco”, disse Robson Vieira.

O modelo considera, para sua pontuação, sete fundamentos, ou critérios de excelência para a melhoria da gestão de transferência de recursos da União operacionalizadas por meio da Plataforma + Brasil. Os requisitos são utilizados em uma tabela de pontuação para definir o estágio de maturidade atingido pela instituição avaliada e permite quantificar o grau de atendimento. São avaliados para pontuação: Governança, Estratégia e planos de aplicação dos recursos das transferências da União, Compromisso com as partes interessadas, Sustentabilidade, Capital intelectual, Orientação por processos e Geração de valor público.

READ  Caiado participa do encerramento das Cavalhadas 2022 na cidade de Goiás

O certificado tem validade até setembro de 2023, prazo para que a Fapeg possa dar continuidade ao ciclo e implementar melhorias constantes até nova aplicação das avaliações.

Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA