Cidades

Fapeg conquista 1º e 3º lugares nacionais no Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I

Publicado

em


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) foi vencedora em duas categorias do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação. Conquistou o primeiro lugar na categoria Gestão e Desenvolvimento Organizacional com a proposta Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás; e ficou em terceiro lugar na categoria Modernização Administrativa com a proposta Criação da Diretoria de Programas e Monitoramento.

Para o presidente da Fapeg, Robson Vieira, essas duas premiações representam o reconhecimento do trabalho de toda a equipe Fapeg. “É o esforço de todos os servidores em prol da ciência, tecnologia e inovação no nosso estado de Goiás”.

O resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira, dia 9, durante o Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que acontece de forma híbrida, até amanhã, dia 10, em Foz do Iguaçu- PR.

A premiação é concedida às FAPs que tenham desenvolvido ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I e que, por consequência, tenham potencializado a interação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade e elevado a qualidade e/ou a quantidade de pesquisas científicas apoiadas em seus respectivos estados.

Gestão e Desenvolvimento Organizacional
O presidente da Fapeg, Robson Vieira, recebeu das mãos do presidente do Confap, Odir Dellagostin, o certificado, troféu e medalha relativos à premiação pelo primeiro lugar na categoria Gestão e Desenvolvimento Organizacional, com a proposta “Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP)”. A implantação do PCP na Fapeg, com a elaboração de matriz de riscos, e consultoria da Controladoria-Geral do Estado, permitiu o equacionamento de passivos em análises de prestações de contas, à gestão de cartões pesquisa, e qualificação do rito de avaliação de projetos, resultando à Fapeg o primeiro lugar geral no ranking do Programa, à frente dos 37 órgãos do Estado.

Para o presidente Robson Vieira, “uma boa Fundação tem que ter seus processos muito bem definidos e precisa mapear bem os seus riscos. O Compliance nos ajudou a mapear as áreas críticas de risco que a fundação tinha. Um dos nossos riscos estava muito associado ao pesquisador com a disponibilização de um cartão bancário ao qual ele tem acesso para fazer uso ao longo da sua pesquisa. Não existiam mecanismos para evitar que esse cartão pudesse ser clonado e que a Fapeg pudesse fazer a gestão do saldo do cartão. Tínhamos cerca de 2.500 cartões. Então criamos um controle verificando cada um deles, cancelamos alguns e conseguimos um resto total de mais ou menos R$ 2,5 milhões. Essa já era uma ação ativa, mas implementamos uma série de controles para obtenção e uso desse cartão daqui pra frente.”

READ  Em Nerópolis, Caiado inaugura ampliação da 21ª CIBM e entrega 379 Chromebooks para estudantes

Modernização Administrativa

A Fapeg conquistou a terceira colocação na categoria Modernização Administrativa, com a proposta “Criação da Diretoria de Programas e Monitoramento”. A criação da Diretoria de Programas e Monitoramento garantiu maior dinamicidade e governança à Fapeg pela introdução das plataformas “Dashboard Fapeg” e “Plataforma Charles Darwin”, com tratamento 100% digital de todos os tipos de demandas, sejam as encaminhadas pela comunidade, seja em seus ritos internos, além de permitirem acesso rápido a informações e indicadores em CT&I.

“A modernização em termos de ferramentas digitais que a Fapeg desenvolveu está consolidando os dados da Fundação e da comunidade científica com o objetivo de facilitar consultas; auxiliar na elaboração de políticas públicas nas áreas da ciência, tecnologia e inovação; agilizar tomadas de decisões e disponibilizar o acesso para dar transparência à aplicação do recurso público”, comentou Robson Vieira.

O diretor de Programas e Monitoramento da Fapeg, Vanderlei Cassiano, comentou que a premiação é resultado da” visão transformadora da gestão da Fapeg, com o olhar também voltado para dentro da Fundação, e premiada agora nacionalmente”.

Vencedores
MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA:

1º lugar: Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (ARAUCÁRIA). Proposta:” Plataforma iARAUCÁRIA”

2º lugar: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).  Proposta: “Projeto FAPEMIG em Dados”

3º lugar: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Proposta: “Criação da Diretoria de Programas e Monitoramento”

READ  Prefeitura de Goiânia inicia reconstrução de ponte na Avenida Acary Passos, no Residencial Vale do Araguaia

CATEGORIA GESTÃO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL:

1º lugar: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Proposta: “Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP)”

2º lugar: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Proposta: “Ações de Capacitação e Treinamento para Coordenadores de Projetos Aprovados pela FAPERGS “

3º lugar: Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Proposta: “Planejamento Estratégico (PE) da FAPESQ”

CATEGORIA DESENVOLVIMENTO DE ECOSSISTEMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

1º lugar: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Proposta: “Programa Doutor Empreendedor (PDEmp)”

2º lugar: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Proposta: “Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI)”

Com empate no terceiro lugar ficaram:

– Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Proposta: “Programa Cientista Chefe”;

– Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Proposta: “Programa Ouse Criar”.

Os prêmios
As FAPs classificadas em primeiro lugar, em cada uma das categorias, foram premiadas com certificado, troféu e medalha. As FAPs classificadas em segundo lugar, em cada uma das categorias, foram premiadas com certificado e troféu e os terceiros lugares, em cada uma das categorias, com certificado e medalha. Além disso, as FAPs inscritas que atingiram a pontuação mínima para serem assim classificadas receberam o selo CONFAP de “Boas Práticas”. 

O presidente do Confap, Odir Dellagostin, destacou que o objetivo da premiação foi reconhecer e destacar iniciativas de sucesso das FAPs. Anunciou que “o Prêmio foi bastante disputado, com uma média de 8 a 10 indicações de propostas por categoria, e que estas também se traduzem em práticas meritórias”. Afirmou que o Confap vai providenciar uma publicação mais detalhada para que as experiências e iniciativas exitosas das Fundações Estaduais possam ser conhecidas e compartilhadas por outros estados.

Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA