Cidades

Fapeg está na final do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I

Publicado

em


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) integra a lista das propostas finalistas submetidas pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa ao Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação:  ‘Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I’; ‘Gestão e Desenvolvimento Organizacional’ e ‘Modernização Administrativa’.  A lista foi disponibilizada no dia 26 de novembro pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O objetivo da premiação é reconhecer e destacar as iniciativas de sucesso das FAPs, além de contribuir para o processo de integração e troca de experiências exitosas entres as Fundações dos diferentes Estados brasileiros. As propostas vencedoras das FAPs nas três categorias serão anunciadas no dia 9, quinta-feira, na cerimônia de premiação nacional, que será realizada durante o Fórum Nacional Confap em Foz do Iguaçu-PR. Na ocasião, também será realizada a entrega do Prêmio Confap de CT&I – Professor Francisco Romeu Landi, edição 2021. A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Confap, a partir das 10 horas (horário de Brasília), no link: https://www.youtube.com/watch?v=c59stuw9H30

Prêmio às FAPs
A premiação será concedida às FAPs que tenham desenvolvido ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I e que, por consequência, tenham potencializado a interação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade e elevado a qualidade e/ou a quantidade de pesquisas científicas apoiadas em seus respectivos estados.

READ  Prefeitura de Goiânia homenageia servidoras da Comurg com tarde cultural

Propostas da Fapeg
Na categoria Modernização Administrativa, a Fapeg concorre com a proposta “Criação da Diretoria de Programas e Monitoramento”. A criação da Diretoria de Programas e Monitoramento garantiu maior dinamicidade e governança à Fapeg pela introdução das plataformas “Dashboard Fapeg” e “Plataforma Charles Darwin”, com tratamento 100% digital de todos os tipos de demandas, sejam as encaminhadas pela comunidade, seja em seus ritos internos, além de permitirem acesso rápido a informações e indicadores em CT&I.

Já na categoria Gestão e Desenvolvimento Organizacional, a proposta da Fapeg que chegou à etapa final é a do “Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP)”. A implantação do PCP na Fapeg, com a elaboração de matriz de riscos, e consultoria da Controladoria-Geral do Estado, permitiu o equacionamento de passivos em análises de prestações de contas, à gestão de cartões pesquisa, e qualificação do rito de avaliação de projetos, resultando à Fapeg o primeiro lugar geral no ranking do Programa, à frente dos 37 órgãos do Estado.

Premiação
AS FAPs classificadas em primeiro lugar, em cada uma das categorias, serão premiadas com certificado, troféu e medalha. As FAPs classificadas em segundo lugar, em cada uma das categorias, serão premiadas com certificado e troféu e os terceiros lugares, em cada uma das categorias, serão premiados com certificado e medalha. Além disso, as FAPs inscritas que atingirem a pontuação mínima para serem classificadas receberão o selo Confap de “Boas Práticas”. Confira o resultado preliminar das propostas finalistas. Mais informações sobre o Edital Nº 02/2021 do CONFAP podem ser acessadas aqui.

READ  Projeto Prevenir do Corpo de Bombeiros vence Prêmio de Reconhecimento AsticTO aos Profissionais de Tecnologia da Informação do Tocantins

Prêmio Professor Francisco Romeu Landi
Já o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – “Professor Francisco Romeu Landi” é uma iniciativa do Confap, com patrocínio exclusivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), e será outorgado a pesquisadores(as) que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira. Será concedido também a profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a CT&I e a sociedade. Os candidatos foram indicados pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) durante uma etapa estadual realizada previamente.

Confira a programação do Fórum do Confap.

Serviço:

Fórum Nacional do Confap

Data: 9 e 10 de dezembro
Local: Foz do Iguaçu- PR

Cerimônia de Prêmios Confap (Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I e Prêmio Confap de CT&I “Professor Francisco Romeu Landi”)

Data: 9/12
Horário: 10 às 11h30
A premiação será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do CONFAP

Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) 

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA