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Ferramentas para o trabalho remoto: seis opções que garantem a continuidade dos serviços no Governo do Tocantins

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Ferramentas para o trabalho remoto: seis opções que garantem a continuidade dos serviços no Governo do Tocantins

17/03/2021 – Thaís Ramalho/Governo do Tocantins

Há mais de um ano, com a pandemia da Covid-19, o Governo do Tocantins tem intensificado as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no que se refere às medidas de prevenção à proliferação do novo Coronavírus. Para garantir a continuidade dos serviços prestados à população, as tecnologias disponibilizadas pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) têm sido aliadas essenciais à efetividade do teletrabalho. 

O presidente da ATI, Thiago Maciel, garante que o Governo do Tocantins tem aprimorado as tecnologias para que o serviço público não pare durante o período em que os servidores estiverem trabalhando de forma remota ou híbrida. “A ATI tem trabalhado para garantir a continuidade dos serviços prestados à população e aos órgãos públicos do Governo do Tocantins. Para isso, temos implementado ações estratégicas a fim de dar todas as condições necessárias para o bom desempenho das atividades por meio do fornecimento de ferramentas seguras e de qualidade”, afirma.

Nesse sentido, a ATI disponibiliza seis opções de ferramentas para auxiliar a continuidade dos trabalhos como o BigBlueButton que é uma ferramenta gratuita que amplia as funcionalidades da plataforma Moodle e permite a realização de webconferências, com capacidade de até 100 participantes por sala, e a possibilidade de acesso aos arquivos das gravações e documentos.

Outra ferramenta é a Instalação de VPNs – Virtual Private Netowork ou Rede Virtual Privada que proporciona o acesso seguro à rede de computadores mediante a uma conexão criptografada entre a origem e a rede de computadores do Governo do Tocantins permitindo, dessa forma, que o servidor público dê continuidade às suas atividades como se estivesse no espaço físico do seu órgão de trabalho.

A terceira ferramenta é o Sistema de Gestão de Documentos (SGD) que é utilizado para criar e editar documentos, iniciar e tramitar processos para múltiplas unidades e órgãos, bem como para realizar demais atividades administrativas. É possível ser acessado por meio do link: https://sgd.to.gov.br/.

A ATI também disponibiliza o Siga que é uma ferramenta on-line que centraliza e padroniza a gestão administrativa do patrimônio mobiliário, imobiliário, almoxarifado e ações de compras, licitações e contratos de diversos órgãos do Governo do Tocantins. Está disponível por meio do link: https://portaldecompras.to.gov.br/.

A quinta ferramenta disponível é o Sistema de Gestão de Atendimento (SGA) que viabiliza o atendimento ao cidadão por meio de agendamentos on-line. O SGA pode ser acessado pelo link: https://sga.to.gov.br/sga/agendamento-externo/login/.

A sexta ferramenta é a Central de Serviços que funciona como um sistema de gestão de atendimentos a chamados, baseado nas melhores práticas adotadas pelo mercado de Tecnologia da Informação (TI), é um modelo moderno e flexível que permite centralizar todos os serviços de atendimentos de TI. Está disponível no link: https://chamados.ati.to.gov.br/.

Edição: Thâmara Cruvinel

Fonte: Governo TO

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