Geral

Festa do Morango de Brasília começa no próximo fim de semana

Publicado

em


Cerca de 200 famílias cultivam a fruta no Distrito Federal, aproximadamente 95% delas na região de Brazlândia, onde é realizada a tradicional Festa do Morango | Fotos: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

A tradicional Festa do Morango de Brasília, que ocorre todos os anos em Brazlândia, terá sua 25ª edição realizada em formato presencial, com abertura no dia 3 de setembro, às 19h. O evento será realizado no primeiro fim de semana do mês, estendendo até o feriado de 7 de Setembro (dias 3, 4, 5, 6 e 7), e também no fim de semana seguinte (dias 10, 11 e 12), das 9h às 22h.

A festa será realizada na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), com acesso livre e uso obrigatório de máscaras. Devido às recomendações sanitárias e ao decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) sobre a realização de feiras, o evento deste ano ainda não será como nas edições anteriores. Os tradicionais shows e apresentações culturais não poderão ocorrer para evitar aglomerações.

“A Festa do Morango é um evento muito importante para os produtores rurais do DF porque divulga a produção local durante o período da safra. É com essa divulgação que há um aumento no consumo da fruta, melhorando a comercialização da produção”Hélio Lopes, gerente da Emater-DF em Brazlândia

No entanto, os demais atrativos estão mantidos, atendendo todas as medidas de segurança, como distanciamento entre os estandes. De acordo com o gerente da Emater-DF em Brazlândia, Hélio Lopes, serão montados 40 espaços de famílias de produtores de morango da região, onde serão vendidas frutas in natura, doces e sucos.

READ  Edição 1911

Também haverá 30 estandes para comercialização de flores e outras plantas destinadas a paisagismo. Na praça de alimentação da Morangolândia será possível comprar alimentos para lanches e refeições e bebidas diversas. “A Festa do Morango é um evento muito importante para os produtores rurais do DF porque divulga a produção local durante o período da safra. É com essa divulgação que há um aumento no consumo da fruta, melhorando a comercialização da produção”, avalia.

Atualmente, cerca de 200 famílias cultivam morango no Distrito Federal. Aproximadamente 95% deste total é da região de Brazlândia. Este ano, foram plantados 150 hectares da fruta e a safra está estimada em 4,5 mil toneladas, que devem gerar uma receita bruta R$ 50 milhões.

Realizada pela Arcag, com apoio da Emater-DF, da Administração Regional de Brazlândia e das secretarias de Turismo e de Agricultura, além da Ceasa-DF, a organização do evento é da Associação Cresce.

Este ano, foram plantados 150 hectares para uma produção estimada de 4,5 mil toneladas de morango, o que deve gerar uma receita bruta de R$ 50 milhões

Programação da Emater-DF:

Colha e Pague
Um dos atrativos da Festa do Morango é a atividade Colha e Pague, que já ocorreu em edições anteriores. Nela, o visitante se inscreve para ir até uma propriedade colher morangos, que podem ser consumidos na hora ou levados para casa. No local, ele também receberá suco e lanche feitos com a fruta.

O Colha e Pague será realizado em apenas dois dias de evento, nos dias 5 e 11 de setembro, e as visitas ocorrerão mediante inscrição antecipada, em link que ainda será fornecido. Os grupos serão formados com aproximadamente 10 pessoas de cada vez

READ  Programa de resistência às drogas forma estudantes da rede municipal de Anápolis

Concursos
Durante a Festa do Morango, serão realizados dois concursos: um de receitas e a Mostra de Morangos de Brasília.

O primeiro é uma parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB). Nos dias 1º e 2 de setembro, produtoras rurais inscritas deverão executar receitas feitas com morango. Elas serão acompanhadas por estudantes e professores do curso de gastronomia da Católica, que irá escolher o melhor prato. Dia 5, durante a Festa do Morango, ocorre a premiação.

Já a Mostra de Morangos será em 10 de setembro. Uma comissão julgadora receberá as variedades da fruta em caixas fechadas e sem identificação visível do produtor e deverá avaliar itens como coloração e firmeza, entre outros. O resultado será divulgado no mesmo dia, mas a entrega da premiação ocorrerá em evento de confraternização no final do ano.

Serviço
– 25ª Festa do Morango
– Data: 3 de setembro, 19h (abertura); e dias 4, 5, 6 e 7 e 10, 11 e 12 de setembro, das 9h às 22h.
– Local: Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) – Incra 6, BR-080, km 13 (Brazlândia)
– Acesso livre

*Com informações da Emater-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA