Geral

Festival de Repentistas começa nesta sexta (16), on-line

Publicado

em


Se você é bom de rima e improviso e não tem medo de peleja, aprume-se: começa, nesta sexta-feira (16), o Festival Regional Itinerante de Repentistas do DF e Entorno. Com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o evento será no formato virtual e colocará seis duplas de cantadores para disputarem o gosto do público e as notas de quatro jurados. Os melhores se enfrentam no domingo (18) para disputar os três primeiros lugares.

“A Casa do Cantador é uma joia nordestina criada por Niemeyer e totalmente afeita a um projeto com esse desenho, onde o canto e a poesia do Sertão nordestino são abrigados com a merecida honra”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa

O evento conta com a ajuda da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno (Acrespo) e a parceria da Casa do Cantador, em Ceilândia, equipamento da Secec onde serão realizadas as gravações das lives, com transmissões pelo Facebook da Casa do Cantador e no YouTube da Associação de Cantadores.

“A Casa do Cantador é uma joia nordestina criada por Niemeyer e totalmente afeita a um projeto com esse desenho, onde o canto e a poesia do Sertão nordestino são abrigados com a merecida honra”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

O Festival foi contemplado no edital FAC Áreas Culturais nº 17/2018, na linha “Culturas Populares”, com o valor de R$ 200 mil, e a estimativa é de que o evento gere 70 empregos diretos e indiretos.

Além dos competidores, as lives terão a participação especial de repentistas consagrados, como Chico de Assis, Edmilson e Lisboa, Mocinha de Passira, Minervina Ferreira e Irmãos Silva. O júri é formado por outros violeiros: João Bosco, Lília Diniz, Rene Bomfim e Donzílio Luiz.

“A importância do Fundo de Apoio à Cultura para esse tipo de projeto é fundamental justamente porque é um tipo de arte que não está na grande mídia. Vem do Sertão do Nordeste. É muito difícil organizar uma iniciativa desse porte sem fomento público”, explica o diretor do festival, João Santana.

“O repente me tornou uma pessoa pública e, com o tempo, fui perdendo a timidez de conversar e me expressar frente às pessoas”Minervina Pereira, violeira

Pioneira do repente

READ  Julio Pina promove homenagem a profissionais de destaque em sessão solene, nesta 3ª feira, 14

A ausência de mulheres na disputa no festival se explica pelo fato de o repente ainda ser uma arte dominada pelos homens, como atesta a paraibana Minervina Pereira, há 40 anos na profissão: “Foram muitas dificuldades, nasci e cresci na zona rural (Cuité, PB), trabalhando na roça. Ouvia as cantorias, sentia aquele impulso que os poetas tocavam em mim, mas meu pai não permitia.”

O talento foi mais forte. Minervina começou a tocar com um irmão, os vizinhos elogiavam e os convites e “uns trocadinhos” começaram a aparecer. Assim, a paraibana ganhou o mundo, criou seis filhos e se formou em pedagogia, exercendo o magistério por 20 anos. Pergunta se o repente fazia parte das aulas para ajudar a memorizar as lições?

“Oxe, muitas vezes”, responde de pronto.

No interior do Nordeste, onde gênero costuma ser destino, Minervina reinventou o papel da mulher: “O repente me tornou uma pessoa pública e, com o tempo, fui perdendo a timidez de conversar e me expressar frente às pessoas”.

Sobre o machismo no meio, diz: “é uma profissão onde há predominância de homens, então, muitas vezes, fui vítima da discriminação, mas minha persistência me fortaleceu para enfrentar a situação com muita garra e coragem.”

Linguagem e história

“Embora cantado e com acompanhamento de viola, repente é poesia. Segue regras muito complexas, que os cantadores dominam com fantástica naturalidade”João Miguel Manzolillo Sautchuk, professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB)

“Repente é poesia”, define o professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), João Miguel Manzolillo Sautchuk, cuja tese de doutorado estuda o gênero nordestino. “Embora cantado e com acompanhamento de viola, é poesia”, frisa. Ele explica que a arte “segue regras muito complexas, que os cantadores dominam com fantástica naturalidade”.

READ  Morínigo estreia com vitória do Coritiba sobre o Vasco

Do ponto de vista da linguagem, João Miguel ensina que há uma métrica específica, composta de estrofes de seis versos (sextilhas) em que o segundo, o quarto e o sexto versos de sete sílabas rimam entre si. A rima é perfeccionista, “quase parnasiana”, revela.

“Você não pode acochambrar, rimando, por exemplo, céu e cordel”, exemplifica, em referência a parear palavras com terminações diferentes, neste caso o “éu” de céu com o “el” de cordel. Além disso, os contendores têm de seguir a “oração”, a coerência do argumento, se possível evocando belas imagens, poéticas. “Se um abre falando sobre a pandemia, o outro não pode dizer da saudade de um amor”, exemplifica.

Em suma, poesia, métrica, ritmo, rima e oração não são perdidas de vista junto com os acordes que propõem no campo da linguagem a luta que o nordestino conhece desde que nasce.

João Miguel coordenou o processo de pesquisa, já finalizado, que deve transformar o repente em bem cultural imaterial registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ainda neste ano.

O docente da UnB também atesta a relação de trocas entre repente e cordel. Enfatiza, contudo, que são artes autônomas, com o cordel alinhando-se mais à narrativa da prosa, com suas tramas, desenvolvimentos de personagens e desfecho. Lembra pelejas típicas no cordel, colocando frente a frente tipos tradicionais, como o cachaceiro e o evangélico, ou a feirante e o fiscal, entre outros.

Serviço

Festival Regional Itinerante de Repentistas do DF e Entorno
. Apresentação: Chico de Assis.
. Transmissão: Facebook e YouTube, sempre às 20h
Acessibilidade: apresentações com interpretação em Libras.

. Programação:
Etapas classificatórias
. 16 de julho, às 20h
Atrações especiais: Edmilson e Lisboa
. 17 de julho, às 20h
Atrações especiais: Mocinha de Passira e Minervina Ferreira
Etapa final
. 18 de julho, às 20h
Atrações especiais: Irmãos Silva (repentistas) e Mamulengo Fuzuê (teatro de bonecos)

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA