Nacional

Fora do isolamento, Jairinho divide cela com miliciano e fraudador do INSS

Publicado

em


source
Jairinho divide cela com outro cinco detentos em Bangu 8
Reprodução

Jairinho divide cela com outro cinco detentos em Bangu 8



O médico e vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (sem partido) , ocupa, desde o fim da tarde de quinta-feira, dia 29, a cela D do Presídio Pedrolino Werling de Oliveira, no Complexo de Gericinó, conhecido como Bangu 8. Com o fim do isolamento, seguindo os protocolos contra a Covid-19 da Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap), o parlamentar, investigado pela morte do enteado, Henry Borel Medeiros, de 4 anos, passa a ocupar um dos maiores espaços coletivos da unidade, com cerca de 70 metros quadrados, capacidade para até 44 pessoas e atualmente ocupado por outros cinco presos. A namorada de Jairinho, a professora Monique Medeiros da Costa e Silva, mãe de Henry, é também investigada pela morte do menino.

Jairinho divide o local com o arquiteto Clayton Luiz Vieira, preso na Operação Sturm, em dezembro do ano passado, acusado de dar suporte técnico a construções de prédios irregulares na Muzema , na Zona Oeste do Rio. Um dos prédios, do Condomínio Figueiras, desabou matando 24 pessoas em 2019. De acordo com o Ministério Público, o profissional orientava os construtores Ivonaldo Teixeira Costa e Clodoaldo Dias Godinho e foi denunciado por organização criminosa.

READ  Vacinação completa contra covid-19 será obrigatória em eventos no DF

O grupo atuava na ocupação do solo, execução das obras, locação, entre outras atividades ligadas ao grupo de paramilitares da região. Na ocasião, investigações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), mostraram que, mesmo após o desabamento do edifício, a milícia continuou atuante na região, e contando com a colaboração de policiais civis e militares além de políticos nos negócios ilegais.

Você viu?

Também ocupa a cela D um homem acusado de crimes contra a previdência social, através de um esquema de fraudes de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ); um funcionário do aeroporto internacional do Rio que teria liberado a entrada de uma remessa de drogas ao estado; além de outros dois presos. A galeria conta com beliches, cinco banheiros e três chuveiros. Todos têm direito a quatro refeições e duas horas de banho de sol diárias no pátio.

A cela D já foi ocupada pelo contraventor Rogério Andrade e pelos deputados estaduais André Corrêa (DEM), Luiz Martins (PDT), Marcus Vinícius Neskau (PTB), Marcos Abrahão (Avante) e Chiquinho da Mangueira (PSC), presos na Operação Furna da Onça , da Polícia Federal, desdobramento da Lava-Jato que apurava um esquema que teria movimentado R$ 54 milhões. Em troca de pagamentos regulares, seria oferecido, então, apoio a Sérgio Cabral nas votações realizadas na Alerj. O ex-governador permanece preso na cela D de Bangu 8.

READ  São Paulo e CCR fecham acordo para investimentos de R$ 2,3 bilhões

O pai de Jairinho, o policial militar e deputado estadual Jairo de Souza Santos, o Coronel Jairo (MDB) , chegou a ser alvo da Furna da Onça, mas, na ocasião, havia se internado em um hospital particular na Barra da Tijuca, onde foi preso e permaneceu acautelado por uma semana.

Jairinho deixou a cela de isolamento C3, após passar pela chamada classificação de risco – procedimento no qual o diretor, desde o ingresso do vereador no local, em 8 de abril, analisou a “aceitação” dos demais presos ao convívio com ele. No último dia 16, ele procurou atendimento médico no Hospital Penitenciário Hamilton Agostinho, também no Complexo de Gericinó, e relatou sentir dores de cabeça, tontura e um quadro de ansiedade. O vereador foi medicado e, ao retornar a unidade, entrou em nova quarentena por mais 14 dias.

Monique Medeiros da Costa e Silva permanece isolada no Hamilton Agostinho. Ela testou positivo, no dia 19, em um exame PCR feito no Instituto Penal Ismael Sirieiro, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, onde estava presa desde então. Em nota, a Seap informou que ela está recebendo atendimento médico e só retornará à unidade quando apresentar melhora em seu quadro de saúde.

De acordo com o laudo da tomografia computadorizada realizada por ela no Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, ao qual o Globo teve acesso exclusivo, 5% dos pulmões dela estavam comprometidos pela doença, no dia 20. “A extensão do acometimento do parênquima pulmonar é de 5%”, diz trecho do laudo, que relata ainda que a área afetada é o lobo inferior esquerdo do pulmão.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA