Política

Francisco Oliveira assume vaga de Diego Sorgatto. O deputado tomou posse, no sábado, 2, em cerimônia na Assembleia

Publicado

em


O pesedebista Francisco Oliveira assumiu, na manhã deste sábado, 2, o posto de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), com auxílio do deputado Humberto Aidar (MDB), no gabinete da Presidência. A solenidade, realizada de maneira informal e reservada, também foi testemunhada pelo diretor de Gestão de Pessoas, Tasso Honorato; assessor adjunto à Presidência, Rubens Sardinha; chefia de Apoio Parlamentar, a procuradora Sandra Maria de Azevedo; e por Lucas Guilherme de Oliveira, filho de Francisco.

O parlamentar ocupa a vaga de Diego Sorgatto (eleito pelo PSDB, hoje no DEM), que tomou posse como prefeito do município de Luziânia, nesta sexta-feira, 1º, de janeiro. A saída de Sorgatto abriu espaço para que o primeiro suplente da sigla tucana assumisse os trabalhos no Parlamento goiano até janeiro de 2023.

“É um dia de muita alegria por poder voltar à Assembleia Legislativa e assumir o mandato de deputado. Nossa intenção é poder servir às pessoas, servir às cidades e, claro, a todo o Estado de Goiás. Quero conduzir o mandato com muita dignidade, honradez, sendo parceiro dos municípios, do presidente e de toda a Casa”, declarou Francisco Oliveira, ao assumir a vaga no Legislativo estadual.

READ  Deputado Dr. Fernando Curado realiza sessão para a entrega de homenagens nesta sexta-feira, 21

A prioridade do parlamentar será, segundo ele, somar à Mesa Diretora da Alego. “A intenção é fazer com que os trabalhos possam fluir com tranquilidade. Quero trabalhar pelo crescimento e fortalecimento da Assembleia, na pessoa do nosso presidente, Lissauer Vieira, fazendo com que os projetos sejam discutidos para que possamos votar todas as matérias importantes para esta Casa e para todo o estado”. 

Ao comentar o retorno do colega ao Parlamento, Lissauer Vieira destacou que Oliveira é um deputado experiente, que conhece a realidade do estado. “Não tenho dúvida de que ele chegará para acrescentar nas discussões e nos debates da Casa”. De acordo com o presidente, a Alego conta com a experiência do tucano, bem como “com a determinação que sempre teve ao longo do seu mandato na 18ª Legislatura”. 

Um pouco do histórico político de Francisco Oliveira

Francisco Oliveira é natural de Morrinhos e, além do município em questão, tem como base eleitoral cidades como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Itapaci, Bom Jesus de Goiás, Petrolina de Goiás, Trindade, Alexânia e São Luís de Montes Belos. Seu primeiro mandato político foi conquistado em 1992, quando foi eleito vereador da Capital.

READ  Braga Netto nega existência de leitos ociosos em hospitais militares

De lá para cá, venceu outras duas vezes para o mesmo cargo, onde ocupou por três vezes a presidência da Câmara Municipal de Goiânia. Em 2014, foi eleito deputado estadual e compôs a 18ª Legislatura (2015-2019). No pleito de 2018, conquistou 28.505 votos e ficou na suplência pelo PSDB.

O suplente de parlamentar estadual é o candidato que, nas eleições proporcionais, não obteve o número de votos suficientes para tomar posse na qualidade de titular do mandato eletivo. Dessa forma, ele passa a figurar, na ordem decrescente dos votos recebidos, na lista de suplência do partido, podendo ser convocado para substituir o titular, temporariamente, nos seus afastamentos e licenças, ou, definitivamente, nas hipóteses de morte, renúncia ou perda do mandato.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA