Geral

Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente beneficia 21 projetos

Publicado

em


No Recanto das Emas, salas de atendimento serão construídas para diminuir o alto índice de evasão escolar. Em Planaltina, Gama e Estrutural, profissionais de creches serão capacitados para promover uma primeira infância mais saudável. No Pôr do Sol, aulas de práticas esportivas, dança e música serão oferecidas às crianças e adolescentes da comunidade.

Estes são alguns exemplos de projetos que foram aprovados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para receberem investimentos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (FDCA-DF).

Todas as regiões do DF serão beneficiadas e mais de 15 mil crianças e adolescentes serão atendidos nas mais variadas linhas de ações entre as propostas aprovadas | Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Em solenidade na manhã desta segunda-feira (22), no Palácio do Buriti, 21 instituições que apresentaram projetos voltados para crianças e adolescentes e foram selecionadas receberam cerca de R$ 20 milhões do FDCA-DF para colocarem as ideias em prática. Todas as regiões do DF serão beneficiadas e mais de 15 mil pessoas serão atendidas nas mais variadas linhas de ações entre as propostas aprovadas pelo Edital de Chamamento Público.

“Isso mostra como a retomada da economia promovida pelo GDF favorece também o fomento de políticas públicas. O empenho do governo conseguiu proporcionar um superávit no fundo que vai beneficiar a ponta”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

“Com a pandemia, foi necessário um olhar mais atento do governo para a saúde, mas as demais áreas não foram esquecidas. Hoje, mais uma prova da sensibilidade do governador Ibaneis Rocha com o DF como um todo, mostrando seu respeito e atenção aos meninos e meninas da capital”, enfatizou o vice-governador Paco Britto.

“A cidade do governador Ibaneis é essa, que tem saúde, que realiza obras, que investe em educação, em segurança, que dá protagonismo à mulher, que apoia o empreendedorismo, que salva a economia, ajuda os vulneráveis e investe no futuro que são as crianças e adolescentes”, concluiu.

READ  Matéria do Governo que visa ajuste no valor do fundo rotativo do Detran poderá ser votada pelo Plenário na semana que vem

De acordo com titular da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Marcela Passamani, o fundo, vinculado à pasta, existe há mais de 20 anos e é alimentado por doações de pessoas físicas e jurídicas, além de receber recursos oriundos do rendimento líquido de tributos pagos pela população.

“Isso mostra como a retomada da economia promovida pelo GDF favorece também o fomento de políticas públicas. O empenho do governo conseguiu proporcionar um superávit no fundo que vai beneficiar a ponta, que são as 700 mil crianças e adolescentes do DF”, destacou.

As ações que serão promovidas a partir de agora pelas instituições contempladas são voltadas à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes do DF em várias linhas, como formação e capacitação, saúde; fortalecimento institucional, por meio de construção, reforma e aquisição de bens permanentes; pesquisa e diagnóstico da situação da infância e adolescência; mobilização e organização para o protagonismo infanto-juvenil; promoção e fortalecimento da cultura e paz; fortalecimento da primeira infância; enfrentamento ao trabalho infantil, à violência doméstica e sexual; acolhimento institucional e familiar, e atendimento às medidas socioeducativas.

O Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal existe há mais de 20 anos e é alimentado por doações de pessoas físicas e jurídicas, além de receber recursos oriundos do rendimento líquido de tributos pagos pela população

Agraciado com cerca de R$ 1,1 milhão, o Instituto Tocar, com sede na Asa Norte, está focado em trabalhar as raízes das famílias, capacitando monitores e educadores da primeira infância para promoverem uma infância saudável. “A transformação social tem que ser estabelecida na primeira infância. Já temos creches credenciadas de várias RAs, que serão beneficiadas com o projeto de treinamento e capacitação para profissionais”, adiantou a fundadora e presidente do instituto, Regina de Almeida.

READ  Criança Feliz Brasiliense ganha mais espaço no Gama

O Instituto Meninos do Pôr do Sol também teve seu projeto aprovado e promete mudar a realidade de mais de 700 crianças e adolescentes da região no próximo ano. “Serão várias modalidades esportivas, como futsal, judô, balé, música, dança e informática, além de assistentes sociais e psicólogos atendendo as famílias”, explicou a representante da organização, Taila Grabriela.

Para o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (CDCA-DF), Eduardo Chaves, embora a pandemia tenha agravado diversos problemas na política da infância, afetando, inclusive, a saúde mental de crianças e adolescentes, fomentar os projetos de promoção, proteção e defesa desse público é resultado de muito trabalho e dedicação da sociedade civil e do governo. “Este é um momento histórico. Sociedade civil e governo se uniram para avançarmos e estamos conseguindo trabalhar, vencendo a burocracia e promovendo políticas públicas importantes”, apontou.

“Este feito histórico mostra o comprometimento deste governo com toda a população que mais precisa. Criança e adolescente são prioridades absolutas do Estado, prioridade absoluta para o governador Ibaneis Rocha”, ressaltou a secretária Marcela Passamani que garantiu, ainda, olhar atento à execução de todos os projetos contemplados.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA