Geral

GDF aposta no sucesso do Dia D de Vacinação neste sábado (20)

Publicado

em


O Dia D de vacinação contra covid-19 no Distrito Federal atraiu milhares de pessoas desde cedo neste sábado (20). Em 28 pontos espalhados pela região, o movimento foi intenso até o início da tarde. Nestes pontos, será possível se vacinar até as 17h deste sábado (confira aqui os locais de vacinação). O governador do DF, Ibaneis Rocha, acompanhou parte dos trabalhos na Feira dos Importados, um local estratégico pela grande circulação de pessoas.

Na oportunidade, o chefe do Executivo local reforçou, ao lado do secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, e do secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, o pedido para que a população não deixe de se imunizar.

“É um momento muito importante porque precisamos concluir o ciclo vacinal da população. Nós temos ainda muita gente que deixou de se vacinar e um contingente muito grande que não tomou a segunda dose. É importante colocarmos toda a força da secretaria e do ministério para que a gente possa fechar esse ciclo vacinal e evoluir na qualidade de vida e na retomada da vida da população”, avaliou o governador.

“Estamos a todo custo tentando retomar a vida dentro da normalidade, mas temos a consciência de que isso só vai acontecer com o avanço da vacinação”Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal

O público-alvo da Secretaria de Saúde nesta campanha são as mais de 200 mil pessoas que não tomaram a primeira dose do imunizante, assim como as 300 mil que não concluíram o ciclo de imunização com a segunda dose. A campanha no DF foi reforçada pela campanha nacional Mega Vacinação,  que contempla ainda as cidades de Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus.

READ  Vacinação de agendados para a segunda dose da CoronaVac é tranquila

Para o governador Ibaneis, a retomada da normalidade depende da vacinação de todos. “Estamos a todo custo tentando retomar a vida dentro da normalidade, mas temos a consciência de que isso só vai acontecer com o avanço da vacinação. Muitos de vocês (imprensa) me questionam sobre a retomada de outras atividades que ainda estão restritas, mas isso só vai acontecer com o avanço da vacinação”, afirmou.

Movimento foi intenso nos 28 pontos espalhados no DF para incentivar a vacinação contra a covid-19 | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

O secretário de Saúde, general Pafiadache, também fez um apelo para que as pessoas que precisam tomar uma das doses, compareçam aos pontos de vacinação. “Estamos em busca das pessoas que ainda não tomaram a vacina. Vamos convencê-las e atingir nosso objetivo no dia de hoje”.

Pafiadache explicou que o governo estuda outros mutirões de vacinação para o DF. “Vamos fazer outras campanhas como esta. Nós queremos a cobertura de 100%, que todo mundo tenha a oportunidade de ser vacinado”, completou.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que acompanhou virtualmente a ação do DF, enalteceu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). “Queremos que cada brasileiro apto a receber a vacina procure uma das 38 mil salas de vacinação em todo o Brasil”, disse.

READ  Curado da Covid-19, Mourão diz que vai tomar vacina e não vai furar fila

No DF, entre os que atenderam ao chamado para se vacinar estava Severino dos Santos, de 35 anos, que logo cedo estava no estacionamento da Feira dos Importados para tomar a primeira dose. “Não tinha tomado a vacina ainda por descuido, mas na empresa onde trabalho já estava sendo cobrado para me vacinar”, contou.

Severino é morador do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e garante que não vai descuidar na hora de tomar a segunda dose. “Depois que tomar a primeira, vamos embora para a segunda”, disse ele, garantindo que vai continuar o ciclo de imunização. Apesar de ter demorado a se vacinar, ele considera a vacinação importante para colocar fim à pandemia.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA